Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

7 coisas que as mães fazem no fim de semana

Avatar do autor , 18.10.15

1. As mães ficam felizes, porque é sexta-feira e o fim de semana está a chegar. Mas depois lembram-se que são mães, e que geralmente, fim de semana significa tudo menos descanso. Mesmo assim, têm esperança que vá ser um fim de semana memorável.

 

2. As mães acordam ainda mais cedo do que num dia da semana, porque os miúdos sabem que é sábado ou domingo e às 6h da manhã já andam a correr pela casa. E mesmo que sejam instruídos para "deixarem os pais dormir", essa regra parece não se aplicar à mãe, que é chamada multiplas vezes com "Mãaaeee, posso ir fazer xi-xi?" , "Mãaaeee temos fome, podes fazer panquecas?!", "Mãeeee a mana não me empresta o brinquedo!", até a mãe se levantar.

 

3. As mães passam o dia de rabo para o ar, a apanhar brinquedos espalhados por todo o lado, depois de repetir mil-e-uma-vezes aos filhos frases como "Por favor arrumem o quarto!", "Quando deixam de brincar com um jogo, arrumem-no primeiro e só depois vão buscar um outro!", "Brinquem no vosso quarto!" . Às tantas, infiltra-se na brincadeira, qual agente secreto, para discretamente ir deixando logo tudo arrumado, antes que a casa se trasnforme num cenário pós passagem de um furacão.

 

 

4. As mães passam o sábado e o domingo a desejar que não chova (mesmo que adorem ler um livro enquanto ouvem a chuva a bater no vidro da janela) - para os miúdos poderem brincar lá fora e ficarem cansados o suficiente para irem para a cama cedo, mas também para poderem pôr a lavar, secar e passar as pilhas de roupa que se foram acumulando durante a semana, porque na correria do dia-a-dia não há tempo para estes afazeres domésticos - ou porque , na verdade, as mães ainda sonham ganhar o euromilhões e poder ter uma empregada para tratar dessas coisas, mas a chave de sexta feira geralmente serve para arruinar a esperança e para dar motivação para pôr mãos à obra.

 

5. As mães adoram planear coisas giras para o fim de semana, mas geralmente acabam numa festa de aniversário de um dos amigos dos filhos, num pavilhão com insufláveis e crianças com uma overdose de açúcar, em modo super-excitado, transpiradas e em brincadeiras saltitantes que lembram o homem-canhão do circo, e que as fazem duvidar da segurança daquelas coisas. A parte melhor é mesmo a do bolo de aniversário, que significa que aquilo tudo acabou, e que podem finalmente voltar para casa, para a mãe adormecer de exaustão no sofá, enquanto os miúdos continuam eléctricos mais umas boas horas pela quantidade de gomas ingeridas.

 

6. As mães esperam que o fim de semana seja a altura ideal para pôr o namoro com o marido em dia, depois do stress e cansaço da semana. Mas as noites de fim de semana, em particular se estiver a chover e a trovejar, incluem dois inquilinos extra na cama dos pais, que se instalam com as suas almofadas no meio dos dois "até passar a tempestade assustadora". Que dura todo o fim de semana. (o que vale é que as mães sabem que há mais divisões na casa e que a imaginação é o limite)

 

7. Quando chega domingo à noite, depois de um breve instante em que agradecem aos céus por no dia seguinte ser segunda feira e tudo voltar à rotina habitual, as mães desejam que o fim de semana passe a ter 5 dias e a semana de trabalho 2, e que os miúdos aprendam a dormir até às 10h da manhã. Mas adoram cada instante, mãe que é mãe vai ter saudades de tudo quando eles crescerem.

 

 

d8427823f9f16cd0310f811f80c36ec4.jpg

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

8 comentários

Comentar post