Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Sobre a escola nova

Sofia Serrano

Este ano estão juntos na mesma escola. Foi uma mudança para ambos, depois de ponderar muita coisa e por termos muito boas referências da escola nova - e uma filosofia de ensino com a qual nos identificamos enquanto família.

Mas mudar causa sempre ansiedade - pelo menos nos pais.

Eles? Adoraram desde o primeiro dia.

Ele foi para a sala dos 5 anos, ela para o 4 ano. Já fizeram novos amigos, já conhecem os cantos à casa, ficam lindamente quando os deixo, não querem vir embora quando os vou buscar. No carro, contam como foi o dia, o que fizeram, o que almoçaram.

Hoje,  a caminho de casa, diziam-me que estavam felizes na escola nova. E isto diz tudo.

Que seja um bom ano para todos!

Set17

Socorro, ela vai fazer 9 anos!

Sofia Serrano

Factos: daqui a pouco chega o dia de aniversário dela. E já vai fazer 9 anos!

Portanto, já está, assumidamente, na fase de pré-adolescente. Diz ela e constato eu (e só penso o que vai ser quando chegar MESMO a adolescente!)

Não vale a pena andar a pensar em festas de temas cor-de-rosa e afins, porque anda a colar posters da Madonna na parede do quarto dela, diz que quer ser uma pop star e quer escolher as roupas mais extravagantes possível - como cabe a uma estrela da música.

Regressar

Sofia Serrano

Setembro é o mês do regresso às rotinas.

Para mim, sabe-me a início de ano. Uma espécie de janeiro.

Regressamos com energias renovadas das férias juntos. Eles já com saudades da escola e dos colegas, eu já com saudades do trabalho.

21272111_1493781120716525_3542814121557843683_n.jp

(e  este é um dos meus pacientes mais novos, a mostrar que está feliz por eu ter voltado após um mês de férias!)

Pelo Gerês

Sofia Serrano

Nas férias gostamos de tranquilidade e sossego, para descansarmos a sério - dentro do possível com dois miúdos de 8 e 5 anos!  Acabamos por fugir da confusão do Algarve nos meses de verão, e procuramos boas alternativas para aproveitarmos o tempo em família.

Este ano, já vos falei da nossa viagem aos Açores e quem nos segue no instagram viu que escolhemos o norte do país para passar parte das nossas férias - o Parque Nacional Peneda-Gerês foi uma das nossas escolhas.

O Gerês é um lugar maravilhoso! Alugámos uma casa rural em Covide, com uns amigos - toda de pedra, com espaço para quatro adultos, quatro crianças e um cão, áreas comuns espaçosas e com todas as comodidades, num sítio ótimo para explorar o Gerês.

Ago17

Preparar o regresso às aulas (tem mesmo de ser!)

Sofia Serrano

Eu sou daquelas que passa todo o ano a sonhar com as férias de verão. Adoro os dias longos, o calor, a roupa leve. Adoro acordar sem despertador, não ter horários para refeições nem para deitar. Gosto que os miúdos possam aproveitar os dias para ir à praia, brincar na rua, conhecer novos sítios e experimentar novas coisas. E é tão bom aproveitarmos os dias em família.

Mas à medida que se aproxima setembro, é preciso encarar a realidade: estamos quase a voltar à escola e ao trabalho! E é preciso preparar o regresso às aulas.

Esta altura do ano traz-me um misto de sentimentos: lembro-me sempre de que adorava as férias, mas começava a ficar com saudades da escola! Uma das coisas que mais gostava no regresso às aulas era ir comprar o material novo, de lista em punho.

O cheiro dos cadernos novos, a emoção de escolher lápis de cor novinhos em folha, os livros novos recheados de coisas para aprender (sim, eu era daquelas que ficava entusiasmada com tudo o que estava nas páginas dos novos livros!)...

Os miúdos cá de casa são parecidos comigo e já se ouve um "Quando é que começa a escola?" e "Tenho saudades das aulas!".

Este ano vai ter novos desafios, porque vão mudar ambos de escola. Novos amigos, novos professores... Friozinho na barriga para pais e filhos!

Fab_or_Fail__3_DIY_Back_to_School_Suppli_0_4457710

Ago17

Coisas que os pais aprendem quando vão a um parque aquático

Sofia Serrano

Nos anos 90, quando pensava em parques aquáticos, pensava no OndaParque - quem se lembra?

Pensava num dia com uma mochila carregada de sandes, que acabávamos por comer no regresso a casa no autocarro, porque durante o dia não havia tempo.
Pensava em arranjar um sítio bom para as toalhas e nem as ver todo o dia, porque havia escorregas e piscinas e mil e uma coisas para nos entreter - e parar era morrer.
Pensava em creme Nivea - e depois outros - e um escaldão pela certa (porque pôr protector era uma coisa que consumia muito tempo na nossa perspectiva de adolescentes).
Pensava em amigas, namorados, beijos, rádios (daqueles tipo tijolo) com música a tocar alto. Coca-colas e pacotes de batatas fritas.
Pensava num dia em que andávamos repetidamente em todos os escorregas, principalmente nos maiores e mais assustadores, para mostrarmos que éramos os maiores e nada nos fazia medo. Ou simplesmente porque era tão bom, porque nos fazia aumentar a adrenalina, porque nos divertíamos.

E agora, tive de aprender toda uma nova filosofia - porque esta coisa da parentalidade também inclui leva-los nestas aventuras.
E uma visita a um parque aquático ganha toda uma nova dimensão.

Ago17

Férias em família: São Miguel (IV)

Sofia Serrano

Há muito para fazer e explorar em São Miguel. Deixamos mais ideias de bons programas para fazer em família nesta ilha maravilhosa:

OBSERVAÇÃO DE CETÁCEOS

Os Açores são considerados um dos melhores locais do mundo para observar cetáceos. Por isso, enquanto visitámos a ilha de São Miguel, não quisemos deixar passar esta oportunidade de observar os golfinhos e as baleias no seu habitat natural.

Dizem que estas espécies se sentem em casa nos Açores, porque são respeitadas e admiradas. A época da caça ao cachalote já lá vai há muito, felizmente. E a oportunidade de ver estes animais em pleno oceano é imperdível.

Saímos do sul na ilha, num catamarã com a Futurismo. Tinhamos connosco biólogas marinhas, que antes da visita nos explicaram tudo sobre cetáceos, o que podiamos esperar do passeio, e todas as regras de segurança em mar alto - afastamo-nos da costa cerca de 40 kms. Durante o passeio esclareceram todas as dúvidas que miúdos e graúdos colocaram, e foram mostrando um atlas das espécies mais frequentes, com muitas curiosidades acerca das mesmas.

Ago17

Uma das melhores coisas das férias...

Sofia Serrano

...é aquela vontade de voltar a casa e dormir na nossa cama!

Estivemos quase três semanas em viagem: saímos do Algarve para Lisboa, voámos para os Açores e depois percorremos Portugal Continental de norte a sul: passámos alguns dias em Lisboa, fomos para Coimbra - levámos os miúdos a conhecer o Portugal dos Pequenitos!- , depois Santa Maria da Feira e a Viagem Medieval.

Passámos por Braga e seguimos para o Gerês, onde vivemos aventuras inesquecíveis. Seguimos para Vila Real e para uma pequena aldeia bem típica de Trás-os-Montes.

Ouvimos o barulho do mar, sentimos as maravilhas da natureza, dormimos, conversámos, rimos. Mergulhámos no mar, em piscinas e no rio. Caminhamos no meio de florestas e escalámos rochas. Vimos incêndios e sentimos o fumo e o medo daquela fúria da natureza poder chegar perto de nós.

Agora voltamos a casa, ao sul - uma pequena pausa antes de mais uns dias junto ao mar, num dos nossos sítios preferidos!

A verdade é que é maravilhoso viajar, mas sabe sempre bem voltar a casa! Os miúdos redescobriram o quarto e os brinquedos, e o meu colchão soube ao céu. Recarregamos energias para novas aventuras. E prometo ir contando tudo no blog, com as fotos dos locais que visitámos e as dicas para quem também adora viajar em família!

(podem acompanhar-nos no instagram!)