Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

08
Jan18

Os Globos de Ouro vestidos de preto


Sofia Serrano

Já se sabe que os Globos de Ouro são uma espécie de ensaio para os Óscars.

Este ano foram mais do que isso: foram palco do movimento #MeToo, onde se falou da desigualdade de género, de assédio sexual e dos escandalos que envolvem Hollywood desde outubro passado.

E podíamos comentar os vestidos de todas as maravilhosas mulheres que por lá passaram, mas a verdade é que em comum tinham todas a cor preta - num movimento de solidariedade com as vítimas de assédio sexual, o que as torna a todas nas mais bem vestidas da noite, na minha opinião.

Mas foi a Oprah que pôs a sala de pé com um poderoso discurso sobre a força das mulheres - que podem ver aqui.

 

lead_large.jpg

 

Quanto aos vencedores, a extraordinária "The Handmaid´s Tale" ganhou o prémio de melhor série e a Elisabeth Moss o de melhor atriz - uma série que está fantasticamente bem feita, com um desempenho inigualável desta grande atriz.

Sterling Brown venceu o prémio de melhor ator, também de uma das minhas séries preferidas, o "This is Us".

Deixo-vos a lista de premiados: 

 

 

 

 

05
Jan18

Planos para amanhã


Sofia Serrano

images.jpeg

 

Dizem que vem aí (ainda) pior tempo.

Que é como quem diz frio, chuva, vento, neve, granizo e todas essas coisas que nos transformam em seres enroscados em mantas, a viver em sofás, entre aquecedores e lareira, a devorar séries de televisão - para quem tem filhos o cenário não será assim tão romântico, como se sabe, mas passa por manter entretidos os miúdos dentro de 4 paredes e simultaneamente manter a sanidade mental.

E tudo isto inclui bolo Rei, porque afinal de contas amanhã é dia de Reis e há tradições a respeitar - e eu confesso que faço parte do pequeno grupo de pessoas que adora bolo Rei e frutas cristalizadas (cá em casa sou eu e a Mariana!).

Posto isto, e aproximando-se o final de sexta-feira, seria um destes cenários idealizados para sábado.

 

Só que não.

 

04
Jan18

Sobre a casa nova


Sofia Serrano

DSC_0258.jpg

 

Tem só um piso e vai precisar de obras. Mas já tem uma boa energia, árvores de fruto e avista-se o mar!

Estamos na fase de projeto, a acertar tudo o que queremos mudar.

Mas eles já andam de bicicleta e patins por lá, e comem tangerinas da árvore - e só isso é tão bom!

Eu respiro fundo e penso nas coisas boas que a vida nos tem dado - temos muito para agradecer. E peço saúde para todos, para podermos levar avante os nossos projetos, os nossos sonhos.

 

 

03
Jan18

O terceiro filho


Sofia Serrano

Captura de ecrã 2018-01-03, às 12.25.04.png

 

 

Acho que desde que começamos a pensar numa família, falámos em ter 3 filhos.  Nunca falámos em especificamente querer meninos ou meninas, mas o número 3 estava presente.

 

A Mariana foi a primeira, e veio mudar completamente as nossas vidas. Ensinou-nos o que é isto da parentalidade. Mostrou-nos que passou a existir sempre alguém mais importante que nós próprios, e que o nosso coração passou a viver fora do peito. Mostrou-nos as conquistas do crescimento, as angústias das doenças, o amor incondicional. As noites sem dormir. As dificuldades que é cuidar de um recém-nascido, de um bebé, de uma criança, de uma pré-adolescente. Veio desbravar caminho e ensinar-nos tanto. Percebemos que sermos pais não é nada fácil, mas ao mesmo tempo extraordinariamente bom.  Mudou-nos a perspetiva de vida e o modo como vivemos cada dia. Tivemos de nos reajustar para passarmos de dois a uma família de três.

 

 

02
Jan18

Os 5 passos da dieta perfeita!


Sofia Serrano

Começou o ano, e de repente, apercebemo-nos que acumulamos uma série de quilos entre jantares de Natal, ceias, reuniões familiares e festas infindáveis.

Uma boa opção é inscrevermo-nos no ginásio ou começarmos a acordar mais cedo para ir correr, e melhorar a alimentação.

Mas para quem não está para aí virado, encontrei uma série de outras soluções, que prometem emagrecer e podem ser bastante interessantes.

Ora confirmem:

 

1. DORMIR

Dormir 8 horas por noite pode ajudar a emagrecer, porque diminui ao grau de ansiedade que em geral está relacionada à compulsões alimentares e hábitos irregulares de alimentação.
Portanto, pessoas que dormem poucas horas têm um maior risco de ficarem com excesso de peso.

Toca a dormir!

 

sleeping-girl-239678_origin.jpg

 

2. COMER CHOCOLATE

Dieta do chocolate! Parece bom de mais para ser verdade.  Aqui estamos a falar de chocolate negro . O neurocientista e nutricionista Will Clower garante que comer este chocolate, com altas percentagens de cacau, fazer menos refeições por dia e optar pela dieta mediterrânica é a fórmula mágica para sermos mais magros e saudáveis.

(perfeito para mim até agora!)

 

31
Dez17

Estamos prontos, 2018!


Sofia Serrano

happy new year 2018 gif.gif

 

 

Desta vez, a passagem de ano é caseira, ao contrário dos últimos dois anos (podem ver aqui e aqui dois sítios muito giros para fechar o ano em família!). 

Não sou muito de retrospetivas nem de planos. A vida vai-nos mostrando que o importante é viver o momento e aproveitar cada segundo com aqueles que amamos - aquele cliché do "Nunca deixes para amanhã o que podes fazer hoje" é totalmente verdade. E mais uma vez, o que importa é termos saúde e estarmos juntos.

Por isso vamos entrar em 2018 juntos, com o pé direito, com muitos sonhos (porque o sonho comanda a vida!). Vamos lá ver se os miúdos se aguentam até à hora das passas e de fazer barulho - o plano para o serão são jogos de tabuleiro e o "Just Dance" ;)

 

Claro que o blogue vai continuar neste novo ano - e prometo mais posts com temas úteis sobre saúde da mulher e gravidez, e claro, sobre os nossos dias em família, com os desafios, as viagens, as dúvidas.

Deixo-vos os posts mais lidos em 2017:

 

  1. Carta de uma mãe aos filhos no primeiro dia de escola 
  2. 10 coisas que todas as mães fazem (mas têm vergonha de admitir) 
  3. Guia rápido para campistas de primeira viagem -
  4. Sobre a escola destes dias -
  5. 7 coisas que é preciso ter para se ser médico 
  6. 20 ideias geniais para descomplicar a vida aos pais 
  7. Momentos em que uma médica não sabe o que dizer 
  8. Ideias para pequenos almoços saudáveis 
  9. Coisas que uma mãe deve ensinar a um filho 
  10. Os segredos do bronzeado perfeito 
  11. À segunda é bem melhor! 
  12. Confissões de uma médica #17: pelas pessoas 
  13. Birth Advisor 
  14. Amamentar (sem fundamentalismos) 
  15. O nosso fim de semana "desconectados" 

 

Desejamos a todos os leitores e a toda a família e amigos um excelente 2018, e não se esqueçam de aproveitar cada instante!

 

Podem-nos seguir no intagram, aqui.

28
Dez17

É a nossa vez no "My Dream Home"!


Sofia Serrano

Confesso que devoro os episódios do "My Dream Home", que passa na Sic Mulher, com os gémeos que vendem e renovam casas. Adoro os projetos, as mudanças, as ideias de decoração.

Nós moramos num apartamento e andavamos há já algum tempo à procura de uma casa nova.

Queriamos uma moradia maior que a nossa casa atual - os miúdos partilham o quarto e estamos a entrar numa fase complicada, com a M. numa pré-adolescência, a precisar do seu espaço! - e também adorávamos ter algum terreno.

Mas quem procura casa sabe que não é tarefa fácil. Ou são pequenas demais, ou com materiais que não gostamos, ou são lindas e excessivamente caras.

No meio disto tudo, acabámos por encontrar uma casa antiga, com algum terreno, ideal para renovarmos - e para a transformarmos na nossa casa de sonhos! Fechamos 2017 com a compra de uma casa!

Vai ser mais um fantástico projeto para 2018 ( a par do meu novo livro que aí vem) - e uma grande aventura, porque vamos planear toda a remodelação e fazer uma parte do trabalho. Claro que vamos ter de contratar profissionais em várias etapas do projeto, mas estou muito entusiasmada com este desafio.

Para já, deixo-vos alguma da inspiração para a remodelação da nossa casa nova: branco, decoração minimalista. chão de madeira, mosaicos hidráulicos, lareira.

 

 

30a92e67d907b7ede54e52496f42c51b.jpg

 

 

 

 

27
Dez17

O novo livro, em 2018


Sofia Serrano

Depois do Natal e destes dias bons em família, com muitos risos, doces e o calor da lareira, venho dar-vos uma novidade especial:
2018 vai ser o ano do lançamento do meu novo livro com a Cultura Editora !
Estou muito entusiasmada e ansiosa por vos mostrar tudo!
Por agora, posso adiantar que vai sair nos primeiros meses do ano mas prometo em breve mais novidades.
Quero desde já agradecer a toda a equipa da Cultura Editora e em particular ao João Gonçalves por toda a confiança que depositaram em mim :)
E claro, agradecer a todos os leitores do blogue e dos meus livros - vocês são os melhores do mundo! Obrigada, muito obrigada por estarem aí - e continuem, porque coisas boas estão a chegar!
Que 2018 seja um excelente ano para todos!

 

IMG_1429.jpg

 

19
Dez17

Estes são bons presentes.


Sofia Serrano

Acho que há cada vez mais gente com sensação de que os miúdos quase nem precisavam de ter presentes no Natal - porque ao longo de todo o ano, vão recebendo um monte de brinquedos, que se acumulam em toda a casa e levam os pais à loucura!!

(ou sou só eu a achar isto?)

 

Por isso, a filosofia por aqui é dar UM presente que eles pediram (ou melhor, o Pai Natal traz um presente se se portarem bem!) e depois compramos algumas peças de roupa que estejam a precisar, porque crescem a uma velocidade incrivelmente rápida!

 

 

 

 

 

 

Captura de ecrã 2017-12-19, às 16.07.32.png

 

Bem-vindos!

Olá! Sou a M. Sofia Serrano S., Ginecologista-Obstetra, mãe de dois miúdos maravilhosos, apaixonada por escrita. Adoro café, canela e chocolate e aproveitar as coisas boas da vida! Neste blog partilho as nossas aventuras em família, os desafios de ser mãe, dicas para as grávidas e tudo o que é fundamental saber sobre a saúde da mulher. Também conto algumas das aventuras dos hospitais e partilho um bocadinho deste mundo da medicina. Fiquem por aqui!

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

Comprar

Contactos

msofiaserrano@gmail.com

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.