Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

18
Mar13

Desafio: Bloggers e Gravidez I


Sofia Serrano

É muito frequente fazermos comparações das mais variadíssimas coisas na vida. 
E a gravidez é um período óptimo para comparações.
Toda a gente opina e compara barrigas, enjoos, aumentos de peso e parto, puerpério e amamentação. 
Mas na verdade, cada grávida é única. 
E vive a gravidez e o parto de uma forma única. 
E a mesma mulher, se engravidar várias vezes, concerteza vai ter experiências diferentes.

Por isso, resolvi lançar um desafio a várias bloggers que todos adoramos ler: 10 perguntas sobre a experiência individual da gravidez, parto e puerpério. 

Elas aceitaram e cá fica o resultado, dividido por dois posts: neste, as respostas da Olga Reis, O Rei Vai Nu,   Magda, Mum´s The Boss,  Ana Lemos, Cacomae  Kiki, Família 3 e 1/2  e num próximo...mais bloggers que adoramos!



1- Gravidez normal ou de risco?

Olga Reis, O Rei Vai NuGravidez normal (ambas)
Magda, Mum´s The BossAs duas normais.
Ana Lemos, CacomaeAté agora as duas que tive foram normais, esta terceira também está a ser apesar das contracções já e ainda só estou com 5 meses e meio, mas o risco é só mesmo ter de parar de trabalhar, coisa que agora não dava muito jeito apesar de saber muito bem ...
Kiki, Família 3 e 1/2Em ambas as gravidezes tive um descolamento de placenta às 11 semanas. E em ambas também tive muitas contracções desde cedo. Os meus bebés foram muito pequeninos (do Vicente chegou-se até a fazer exames cardíacos por ele ser mesmo pequeno) mas mesmo assim, guardo algumas boas recordações. 


2-Gravidez passada a trabalhar ou de repouso?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Podia ter sido passada a trabalhar. Só não aconteceu por estar desempregada (o único repouso aconselhado foi na gravidez da L por ter tido vómitos excessivos - hiperemese gravídica)
Magda, Mum´s The BossAs duas a trabalhar - a última fiquei de repouso a partir das 34 semanas.
Ana Lemos, Cacomae - Sempre a trabalhar.
Kiki, Família 3 e 1/2 - Devido aos motivos que expliquei em cima, da Gigi fui para casa às 26 semanas. Do Vicente foi logo às 22 depois da ecografia morfológica em que se suspeitou que ele pudesse ter algum problema de coração. O facto das contracções terem chegado bem mais cedo do que da Gigi, também ajudou.


3- Diga um alimento que deixou de conseguir comer durante a gravidez e um que se tornou mais apetecido.

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Tirando o café e o alcool por razões obvias comi de tudo. Alimentos que se tornaram mais apetecidos foram vermelhos (morangos, cerejas, romãs) e citrinos (Laranjas, clementinas, tangerinas)
Magda, Mum´s The Boss - Não deixei de comer nenhum. Mas também não tive nenhum que tivesse ficado a saber-me melhor. Agora passei a gostar de Nutela depois do rapaz ter nascido, coisa que me fazia espécie. 
Ana Lemos, Cacomae - Não tive nenhum alimento que enjoasse ou não conseguisse comer, mas nesta tenho tido imensa vontade de sumos de fruta bem frescos....
Kiki, Família 3 e 1/2 - EM ambas as gravidezes enjoei o café. Mas o mais engraçado é que me apeteceu logo um café ainda na maternidade. Por ter estado grávida no Verão, a Luísa nasceu em Setembro e o Vicente em Novembro, sempre me apeteceu imenso saladas e frutas. Lembro-me que, do Vicente, houve uma altura em que andava viciada em Papaias. Comia todos os dias ao pequeno-almoço.


4- Fez exercício durante a gravidez? Que tipo?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Caminhadas
Magda, Mum´s The Boss - Nadica di nada. E sempre com vontade de fazer...
Ana Lemos, Cacomae - Nas outras duas fiz a minha ginástica normal até ao fim, quando digo ginástica normal foi mesmo step, aerobica e localizada....nesta agora não tenho feito e aposto que me vou arrepender :(
Kiki, Família 3 e 1/2 - Hum... O que é isso? hahahahahah Mesmo que quisesse, não podia por causa das contracções! 


5- A gravidez fez com que mudasse hábitos do dia-a-dia?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Não! tudo normal
Magda, Mum´s The Boss - Não, não mudei nada.
Ana Lemos, Cacomae - Tento ser mais calma, mas não é facil para uma pessoa como eu que adora fazer tudo e estar sempre em festa...e depois com mais 2 miudas pequenas, é dificil mudar a rotina!
Kiki, Família 3 e 1/2 - Sofri horrores com os enjôos! E acho que isso fez com que o ritmo tivesse mudado. Fazia as coisas devagar para não enjoar muito. Não que resultasse... Mas andava péssima! Enjoei os cheiros bons (roupa lavada, gel de banho, perfumes...) O meu marido costumava tomar banho antes de mim de manhã e passei a ser eu primeiro porque se entrasse na casa-de-banho com os vapores do banho e o cheiro do shampoo, ia a correr vomitar!!!!


6 - Qual foi a coisa que mais gostou da gravidez?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Só dispensava os vómitos. Tudo o resto foi maravilhoso, para não dizer que me sentia o máximo. Qual narciso, qual quê! Estive completamente apaixonada por aquele estado do qual tenho imensas saudades.
Magda, Mum´s The Boss - Os mimos e senti-los dentro de mim.
Ana Lemos, Cacomae - O que mais gostei foi dos mimos só para mim, na primeira, dos mimos da C. na minha barriga na segunda e nesta gosto da C. grande ensinar a C. pequenina como deve dar festinhas na minha barriga...uma amor!
Kiki, Família 3 e 1/2 - Sentir o bebé! Adorei e tenho saudades. Também adorei as minhas barrigas. Exibi-las. E ver o bebé a mexer-se e a barriga aos pinotes era tão giro e tão bom... 


7- Como foi o parto? Se pudesse escolher o tipo de parto, o que teria escolhido?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Parto eutócico 
Magda, Mum´s The Boss - Parto normal. A minha médica diz que sou uma 'gatinha' para ter os filhos. Os partos são francamente fáceis e num instante. O mesmo não posso dizer do pós parto.
Ana Lemos, Cacomae - Sempre fiz cesarianas (nas duas passadas) porque elas não dão a volta, mas cá entre nós não me importo nada de saber para o que vou...
Kiki, Família 3 e 1/2 - Da Luísa não foi fácil... Não fiz dilatação e por isso passei as contracções e as dores sem epidural. Sofri bastante! Acabei por ir para cesariana. Quando engravidei do Vicente, disse logo ao meu médico que queria cesariana porque não voltava a passar por tudo outra vez. Mas engravidei antes do que devia  por causa da cesariana e o médico não me fazia um parto normal de qualquer forma. Mas adorei fazer cesariana. Ver os bebés a sair da minha barriga (o médico deixou baixar o pano das duas vezes) foi indiscritível! Não quero mais filhos! Mas se fosse ao 3º ponderava o parto normal. Só para poder passar pelo processo normal da Natureza.


8- Era capaz de ter um parto em casa?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Acho que sim. No entanto sinto-me mais segura num ambiente onde se, por acaso, ocorrer alguma complicação, possa ser assistida de imediato
Magda, Mum´s The Boss - Não era capaz.
Ana Lemos, Cacomae - Não, sou maricas demais para essa aventura.
Kiki, Família 3 e 1/2 - Não! Sou muito medricas. Ia sempre ter medo que acontecesse alguma coisa. E pensar passar por um trabalho de parto sem epidural não é coisa que me cative...


9- Gravidez ou puerpério - o que é melhor?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Ambos maravilhosos, mas completamente diferentes.
Magda, Mum´s The Boss - A gravidez porque, no meu caso, os pós partos são muito chatos...!
Ana Lemos, Cacomae - Para mim puerperio...odeio estar gravida, apesar de já ir na 3ª gravidez.
Kiki, Família 3 e 1/2 - Gravidez! A fase do puerpério é muito confusa e cansativa. Apesar de estarmos apaixonadas pelo bebé e finalmente o termos no colo, é a subida do leite, as cólicas, as noites sem dormir, as visitas constantes quando estamos cansadas, habituarmo-nos àquele novo ser que ali temos e que não conhecemos... Eles podiam nascer já com 3 meses! :D 


10- Amamentou? Porquê?

Olga Reis, O Rei Vai Nu - Sim. Sempre o quis fazer por achar que é, sem qualquer dúvida, o melhor, tanto para o bebé como para a mãe. E acho que não vale a pena estar a massacrar com os benefícios que a amamentação acarreta pois, já são conhecidos e estão mais que provados, quer física, quer psicologicamente. Além disso só traz vantagens ecológicas e económicas.
Magda, Mum´s The Boss - Sim, dos dois. Da primeira, exclusivo até aos 6 meses e depois até aos nove. Deste, work in progress. Porquê? Porque é o melhor, porque é o mais prático. Se gosto? Tenho dias. Admito que tenho dias em que detesto, sobretudo porque se não dormirem pergunto-me sempre se não será do leite. Já tive a prova que, no meu caso, não é do leite. Mas a gente nunca sabe o que eles bebem ao certo. 
Ana Lemos, Cacomae - Amamentei na primeira, não adorei, mas achei que era o melhor para a C. grande. Na segunda não consegui, por falta de leite e talvez algum stress...desta vou querer muito e vou conseguir...espero mesmo.
Kiki, Família 3 e 1/2 - Sim! Porque para mim não fazia sentido não amamentar um filho meu. Da Gigi não correu bem... Ela pegou mal, ninguém me ensinou a fazer bem e as dores eram terríveis! Cheguei a por uma fralda de pano na boca para morder e assim suportar as dores. Foi um sofrimento... Do Vicente quis que fosse perfeito! Informei-me bastante. Li muita coisa e vi muitos vídeos. Correu lindamente sem feridas nem dores. Mas ele esteve internado com 1 mês com uma bronquiolite aguda e o stress e preocupação de ter um bebé com 1 mês internado e uma bebé de 2 anos em casa a precisar também de mim acabou por me secar o leite. Fiquei muito triste porque queria ter amamentado mais.

Obrigado por terem aceite o desafio!
Podem ler a parte II e III do desafio aqui e aqui.

Para seguir o Café, Canela & Chocolate no Facebook é aqui.

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

capa_formato_real-04.jpg

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D