Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

02
Abr13

Desafio Bloggers e Gravidez V


Sofia Serrano


O Desafio sobre gravidez, parto e puerpério lançado pelo Café, Canela & Chocolate às bloggers continua. 
Principalmente porque o feedback de quem lê tem sido muito bom - é sempre bom ter diferentes perspectivas desta fase. 
E porque quem responde também gosta de falar sobre o assunto, e há quem diga que é quase terapêutico. 
E acima de tudo, porque são as bloggers que gostamos de ler, e que já fazem parte da nossa família virtual. 
Desta vez vamos conhecer a experiência da Jo White Candy, da By me (and her), da Filipa do Estilo Hedónico e da Sofia A Nuvem da Sofia.




1- Gravidez normal ou de risco?

Jo White Candy
Gravidez normal.
By me (and her) - Gravidez de risco.
Filipa,Estilo HedónicoAs três normais, mas nesta última nos últimos dois meses tive que ficar em casa e deixar de conduzir porque havia risco da bebé nascer prematura.
Sofia, A Nuvem da SofiaGravidezes normais. Desta vez (3ª), tive um descolamento aos três meses e fiquei em repouso cerca de um mês e meio. Desde então, tudo normal.


2-Gravidez passada a trabalhar ou de repouso?


Jo White Candy - Até aos 7 meses a trabalhar, depois fiquei em casa.
By me (and her) Não propriamente de repouso absoluto mas alguns períodos de repouso!
Filipa,Estilo HedónicoNa primeira a trabalhar até ao fim. Na segunda só não foi assim porque o D. nasceu no Verão. Na terceira a trabalhar até aos sete meses.
Sofia, A Nuvem da Sofia A trabalhar, à excepção do período que já referi. Da primeira vez, parei uma semana antes; da segunda, três semanas. Desta vez gostaria de ter um mês de descanso, mas não sei se será possível.


3- Diga um alimento que deixou de conseguir comer durante a gravidez e um que se tornou mais apetecido.


Jo White Candy - Comi de tudo, como se não houvesse amanhã. Uma desgraça!!
By me (and her) Não tive nenhum que deixasse de conseguir comer mas tive por outro lado imensa vontade de comer coisas menos saudáveis - fritos!!!
Filipa,Estilo HedónicoO meu problema é que nas minhas gravidezes os alimentos tornaram-se sempre mais apetecíveis! Na gravidez do G. ainda me apetecia comer mais doces, principalmente ovos moles. Na gravidez do D. apetecia-me imenso comer enchidos! Na gravidez da F. apetecia-me comer saladas e fruta, muita fruta!
Sofia, A Nuvem da Sofia Embora goste imenso de peixe, deixou de me saber tão bem. Bacalhau foi mesmo o que deixei de conseguir comer. Em contrapartida, não me canso de frutos ácidos – laranjas, morangos, quivis,…


4- Fez exercício durante a gravidez? Que tipo?


Jo White Candy - Pode dizer-se que fiz exercício, visto que mudei de casa aos 7 meses de gravidez e subi e desci escadas (para um 3º andar sem elevador), mais de 20 vezes por dia, durante quase um mês.
By me (and her) Não. Nenhum!
Filipa,Estilo HedónicoNão fiz exercício em nenhuma gravidez, mas na gravidez do G. e na gravidez da F. quando ainda não sabia que estava grávida apeteceu-me loucamente fazer ginástica. Na gravidez do G. fartei-me de andar de bicicleta e na gravidez da F. comecei a correr! Quando descobri que estava grávida obviamente parei!
Sofia, A Nuvem da Sofia Da primeira vez ainda conseguia fazer algumas caminhadas. Desde então, nunca mais fiz nada… Pensando melhor, acho que correr atrás de duas crianças pequenas preenche largamente a quota!


5- A gravidez fez com que mudasse hábitos do dia-a-dia?


Jo White Candy - Nada de muito relevante.
By me (and her) Não. Fiz uma vida normal.
Filipa,Estilo HedónicoNão. Nada.
Sofia, A Nuvem da Sofia Nada que não sentisse como natural. Só passei a lavar melhor os legumes crus.



6 - Qual foi a coisa que mais gostou da gravidez?


Jo White Candy - Não gostei nada, mesmo nada de estar grávida. Engordei desmedidamente e tudo era complicado de realizar com tanto peso.
By me (and her) A atenção das pessoas comigo. Quadruplicou ... foi tão bom!!
Filipa,Estilo HedónicoEu gosto de estar grávida! Gosto de sentir todas as mudanças que vão acontecendo no nosso corpo, de ver a barriga crescer e quando começo a sentir o bebé passa a ser ainda mais maravilhoso!!! Nesta ultima gravidez gostei de toda a excitação que tomou conta de mim por finalmente ir ter a minha menina! Mas vivi momentos únicos e fantásticos em cada gravidez que nunca esquecerei! 
Sofia, A Nuvem da Sofia Gostei de quase tudo, mas em especial de sentir o bebé. Sinto-me sempre feliz e iluminada, o máximo, mesmo que nos retratos não seja bem assim!


7- Como foi o parto? Se pudesse escolher o tipo de parto, o que teria escolhido?

Jo White Candy - O parto foi fantástico! Correu lindamente! Nem queria acreditar que tinha sido tão fácil! Foi parto natural! Se repetisse a experiência, queria parto natural na mesma!
By me (and her) - Foi cesariana de urgência!! Acho que se pudesse escolher teria sido exatamente assim...tirando a urgência!
Filipa,Estilo HedónicoOs partos foram todos normais! Com a epidural ter um bebé é muito fácil! No primeiro tive algumas dores até dilatar, mas depois foi facílimo. O segundo e o terceiro foram mesmo muito fáceis. Posso mesmo dizer que este último parto foi um momento de puro prazer! Espero não parecer maluca!!! 
Sofia, A Nuvem da Sofia - Sempre de cesariana. Da primeira vez porque era um bebé grande e estava “sentada”. Da segunda, porque não tinha cicatrizado como deve ser. Desta vez, penso que não tenho alternativa… Se pudesse escolher, acho que seria sempre parto normal, mas tenho conseguido recuperar bem.


8- Era capaz de ter um parto em casa?


Jo White Candy - Nunca na vida. Só se não tivesse acompanhada no momento, e não conseguisse conduzir até à maternidade sozinha! Acho uma irresponsabilidade total!
By me (and her) Não! De todo!
Filipa,Estilo HedónicoNão. Nunca poria a minha vida e a vida do bebé em causa.
Sofia, A Nuvem da Sofia Não! Gosto de ter a segurança de saber que se correr alguma coisa mal, tenho a ajuda mesmo ali.


9- Gravidez ou puerpério - o que é melhor?


Jo White Candy - Puerpério, MIL VEZES!!
By me (and her) Sinceramente uma coisa não invalida a outra...estar grávida para mim não foi o melhor do mundo mas gostei...o que veio depois foi muito muito bom...mas acho que ambas me fizeram muito feliz!
Filipa,Estilo HedónicoCada momento tem o seu encanto: Gravidez porque adoro estar grávida e durmo muito, muito, coisa que não acontece depois!
Puerpério. porque apesar de não dormir tenho finalmente o meu filho nos braços e é um periodo em que se estabelecem laços de grande ternura e de amor! 
Sofia, A Nuvem da Sofia - A gravidez é mais tranquila, mas no puerpério temos o nosso bebé que compensa os desconfortos todos.



10- Amamentou? Porquê?


Jo White Candy - Não. Tentei e tentei e tentei dezenas de vezes. O Bebé não conseguia sugar. Foi um desespero! Passei logo ao biberão, no 4º ou 5º dia.
Por um lado, foi melhor assim. Tinha ajuda do meu marido. Ora acordava eu, ora ele. Conseguimos revezar-nos nesta tarefa!
By me (and her) - Amamentei 2 meses! Não amamentei mais porque a Madalena quando nasceu era prematura e foi introduzido o LA juntamente com o LM por isso a minha produção de leite não era muita...depois quando me comecei a stressar deixei...acho que mais vale não amamentar quando não os sentimos confortáveis!! É mais saudável para nós e para o bebé!
Filipa,Estilo HedónicoAmamentei, claro! Porque é o melhor para a saúde do bebé, porque se estabelece uma ligação entre mãe e filho inexplicável e ainda por cima ajuda a mamã a voltar à forma mais rapidamente.
Sofia, A Nuvem da Sofia Sim; 4 e 3 meses. Desta vez, espero conseguir até aos 4 ou 5 meses. Acho que é o melhor para o bebé e para a mãe, desde que corra tudo bem. A dada altura, começo a ficar esgotada porque mamavam de duas em duas horas, quer de dia quer de noite. E como sou muito magra, começo a ficar esquelética e exausta, o que deixa de trazer benefícios para todas as partes interessadas que não posso esquecer– bebé, eu, irmã(s) e pai.



Obrigado por terem aceite o desafio!
A parte I, II, III e IV do desafio aquiaquiaqui e aqui.

Para seguir o Café, Canela & Chocolate no Facebook é aqui.


2 comentários

Comentar post

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

capa_formato_real-04.jpg

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.