Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

25
Abr13

Desafio Bloggers e Gravidez VII


Sofia Serrano

Em dia de revolução, e porque a gravidez, parto e puerpério também são mudanças importantes na nossa vida, cá fica mais um Desafio!
Mais três mães bloggers que aceitaram o Desafio do Café, Canela & Chocolate : a Filipa, do blog Filipa Cortez Faria Kids & Design, a Susana do blog Doce Laura e a Patrícia, pipian atelier





1- Gravidez normal ou de risco?

Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Na gravidez do S. tive um susto logo no início e mais tarde tive de ir para casa às 32 semanas devido a contracções repetidas que começaram antes das 20 semanas. A da C. foi normal, se bem que nasceu com baixo peso.
 Susana, Doce Laura - A 1ª completamente normal,mas a 2ª, 8 anos depois foi uma gravidez de risco desde as 14 semanas. A 3ª esta a ser um espectáculo mesmo ... sem qualquer complicação.
Patrícia, pipian atelierNormal.


2-Gravidez passada a trabalhar ou de repouso?

Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - A do S. a trabalhar até às 32 semanas e a da C. até às 37. Na gravidez da C. estiquei muito a corda e o resultado foi nascer com baixo peso. Trabalhei imenso, mais do que deveria, hoje em dia sei que foi um disparate querer provar aos outros que conseguia.
 Susana, Doce Laura - Na primeira trabalhava num banco, mas o meu contrato foi rescindido e portanto aos 6 meses estava em casa,. Na 2ª trabalhava e continuei até ter de ficar em casa devido a um descolamento de placenta. Agora nesta 3ª, já não estava a trabalhar devido ao problema cardíaco da minha 2ª filha, que me obrigou a ficar em casa a acompanha-la.
Patrícia, pipian atelier - A trabalhar até às 38semana. Nessa altura já sentia cansaço principalmente porque ainda tinha de conduzir uma boa distância até ao trabalho, e por indicação
médica não trabalhei mais até ao parto. A M. acabou por nascer 1
semana depois.


3- Diga um alimento que deixou de conseguir comer durante a gravidez e um que se tornou mais apetecido.



Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Deixei o queijo fresco por ser um alimento "perigoso" para as grávidas, depois comprei um da Matinal ultrapasteurizado e estava estragado. Não voltei a tocar em ambas as gestações. Tive náuseas até as 12 semanas do S. e até às 16 semanas da C. Andava sempre enjoada, de manhã à noite, esta foi a parte pior! Do S. adorava beber sumo de laranja natural e pão de sementes crocante com fiambre e manteiga :) e da C. bolachas com recheio de chocolate (muito mau!!). Em ambas adorava comer (muito de vez em quando porque a consciência pesa) fatias douradas, ou seja, pão alentejano coberto com ovo mexido e frito... em óleo Becel, que faz toda a diferença!
 Susana, Doce Laura - Manga!! Nao consigo! So olhar me incomoda!!!!! No inicio da 2ª gravidez, so me apeteci comer gelatina!!! E fruta.... apetece-me comer todo o tipo de fruta...
Patrícia, pipian atelier - Não tive nenhum que deixasse de comer, tirando um maior cuidado com marisco e saladas fora, mas apenas por precaução. Por vezes tinha uma vontade imensa de fast food ;) e gelado.



4- Fez exercício durante a gravidez? Que tipo?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Nenhum porque não praticava com regularidade e por isso mesmo não fui aconselhada a iniciar.
Susana, Doce Laura - Só mesmo caminhada.
Patrícia, pipian atelier - Caminhadas, sempre que o tempo deixava.


5- A gravidez fez com que mudasse hábitos do dia-a-dia?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Sim, passei a pôr creme todos os dias por causa do pânico de ter estrias, comecei a comer fruta ao pequeno-almoço, bebia 3L de água por dia, deixei de ir à praia nas horas de mais calor e no geral foi isso. Ah, e sono, muito sono, por isso adormecia cedíssimo!
Susana, Doce LauraSó mesmo a 2ª. Obrigou-me a estar em casa mais tempo do que aquele que queria.... estive de repouso alguns meses e portanto, não aproveitei metade do que teria aproveitado noutras circunstancias.
Patrícia, pipian atelier - Apenas algum cuidado maior com a alimentação e descansar mais, pois principalmente no início sentia muita sonolência.


6 - Qual foi a coisa que mais gostou da gravidez?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Sentir que tinha vida dentro de mim, os pontapés.
Susana, Doce LauraConfesso que não sou uma mulher muito saudosista da gravidez. Adoro sentir o bebe, os movimentos, mas por outro lado quando já se tem filhos, uma gravidez tolda-nos os movimentos e torna-nos mais "lentas"; assim sendo, acho que só vivi de facto intensamente a minha 1ª. Na 1ª, era só eu e ela... só eu e o meu bebé .... nada mais importava. A partir daí já havia mais em que pensar O focus não era a minha barriga, mas a minha filha que já existia, e nesta 3ª então confesso que tinha de verificar varias vezes as consultas e exames porque até me esquecia.
Patrícia, pipian atelier - A barriga a crescer e sentir a M. a mexer. Sem dúvida uma sensação única e inigualável.


7- Como foi o parto? Se pudesse escolher o tipo de parto, o que teria escolhido?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Ambos cesariana. Inicialmente não queria cesariana do S., fiquei com "medo" porque sabia que se trata de uma cirurgia com alguns riscos. Hoje em dia, não me faz confusão nenhuma! A C. foi novamente cesariana porque fiz os dois partos com menos de 24 meses de intervalo e adorei. Em ambas tive uma recuperação super rápida, quando fui para casa mexia-me lindamente e podia fazer "tudo".
Susana, Doce LauraAmbos os partos foram normais, mas induzidos. Se pudesse ter escolhido, teriam ambos começado de forma natural, sem indução, mas ainda assim, estou bastante contente com eles. Correu tudo muito bem, fui tratada de uma forma fenomenal, e as meninas nasceram, bem, que no fundo é a maior preocupação da mãe. Neste 3º não sei ainda como poderá ser, mas tenho indução marcada para a semana.... esperemos que ele queira sair pelo "pé dele". 
Patrícia, pipian atelier - Cesariana, pois a pequenota não conseguiu encaixar. Mas tentou :)) Se pudesse escolher o tipo de parto,escolhia normal.


8- Era capaz de ter um parto em casa?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Nunca na vida, a não ser que fosse obrigada pelas circunstâncias. Não acho minimamente seguro, acho que não faz sentido. Caso surja uma complicação não há quase nada a fazer.
Susana, Doce Laura -Programado e pensado para ter em casa, não. Se acontecesse, enfim, tudo faria para que fosse o melhor possível, mas não me vejo a ter um parto em casa, com ou sem acompanhamento. Sinto-me bem em ambiente hospitalar, é onde me sinto mais segura, e tenho sempre afirmado que apesar de ambas as minhas filhas terem nascido no hospital, foram sem duvida nenhuma partos muito humanizados, onde ate direito a carinhos tive.
Patrícia, pipian atelier - Se tivesse de ser sim, mas nunca
uma opção própria.


9- Gravidez ou puerpério - o que é melhor?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Boa pergunta, gostei de ambos, mas talvez o puerpério por já ter os meus filhos nos braços. 
Susana, Doce Laura -Ambas as fases tem as suas coisas boas e más .... mas no puerpério já temos o nosso bebé, logo o encanto é maior. Ainda assim, e como uma não existe sem a outra, há que tirar o melhor proveito das duas.
Patrícia, pipian atelier -  Ambas, com sensações diferentes. Adorei estar grávida, mas depois temos a nossa estrelinha que é o nosso orgulho. Felizmente tive uma boa recuperação pós parto,
o que também me permitiu aproveitar desde logo todos os momentos, e dar os cuidados necessários.


10- Amamentou? Porquê?


Filipa, Filipa Cortez Faria Kids & Design - Sim, até aos 6 e 4 meses respetivamente. Porque é fisiológico e porque faz bem ao bebé. Já todos sabem dos benefícios por isso, apesar de haver alguns momentos que não gostei, o saldo foi positivo.
Susana, Doce Laura -Sim. Na 1ª gravidez e por ignorância amamentei apenas ate aos 4 meses sensivelmente .... na 2ª infelizmente amamentei apenas no 1ª mês, pois devido à cardiopatia congénita com que a Laura nasceu, ela não tinha força para mamar. Ainda assim, consegui fazer um armazenamento bastante grande de leite que ainda deu ate aos 5 meses mais ou menos.... Deste 3ª tenciono amamentar bastante mais tempo, assim ele mo permita.
Patrícia, pipian atelier - Sim. Porque para além de sempre ter sentido esse desejo, é o melhor para o bebé e sem dúvida adorei! Apesar das dificuldades que por vezes possam surgir, e no inicio são muitas. Mas um conselho, confiar sempre em nós como mães, escutar, mas saber filtrar as inúmeras opiniões que chegam até nós. Tive bastante apoio do meu marido e da maternidade, que quando tinha alguma duvida ligava e lá estavam as queridas enfermeiras prontas a ajudar.



Obrigado por terem aceite o desafio!

Para seguir o Café, Canela & Chocolate no Facebook é aqui.

2 comentários

Comentar post

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

capa_formato_real-04.jpg

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.