Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Eu sou pela diferença

Avatar do autor , 08.03.15

Hoje é dia da mulher. 
Um dia que representa a luta pelos direitos das mulheres, pela igualdade. 
Mas a igualdade é algo que não existe.
E eu digo que devemos lutar pela diferença. 
Porque homens e mulheres são biologicamente, fisiologicamente, emocionalmente diferentes. 
É impossível querermos ser iguais aos homens. Eles nunca vão experimentar a sensação de ter um ser a crescer dentro de nós, de o sentir mexer. Nunca vão ter uma ligação tão especial como uma mãe tem ao seu filho, ligados pelo cordão umbilical e pelo coração. Não vao conseguir amamentar, não têm as flutuações hormonais que as mulheres têm, nem a sensibilidade perante o mundo. Não vamos conseguir fisicamente ter o mesmo desempenho que um homem nos mais variados desportos. Temos interesses diferentes, perspectivas diferentes. Eles têm umas características, nos outras - nem melhores, nem piores, só diferentes. E cada mulher e cada homem é único, e não me parece que a solução para um futuro perfeito seja estereotipar toda uma sociedade.
É preciso lutar pelas diferenças. Reconhecê-las, valorizá-las. Dar oportunidades a cada um de acordo com as características individuais. Respeitar, dar liberdade, reconhecer direitos. 
Uma mulher pode ser o que quiser: uma trabalhadora de topo, que vive para o trabalho e é a melhor na sua área, uma mãe a tempo inteiro que tem os filhos como a prioridade da sua vida, uma mãe trabalhadora com tempo para os seus filhos com um horário e salário adaptado às duas facetas da sua vida. 
Eu sou diferente das minhas colegas de trabalho, das minhas amigas. Tenho as minhas opiniões, que nem sempre coincidem com as do homem cá de casa ou com as dos meus amigos.
Somos todos diferentes, homens e mulheres. E isso é bom.
O que merecemos é sermos todos felizes, e é por isso que devemos lutar todos os dias.
Feliz dia da mulher.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

21 comentários

Comentar post

Pág. 1/2