Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Grávidas #8 : Sexo na gravidez

Avatar do autor , 25.01.13

É seguro ter relações sexuais durante a gravidez? 
Faz mal ao bebé?
Este é um dos assuntos que a grávida e o marido mais evitam falar com o médico.
E por isso, resolvi deixar aqui algumas dicas sobre o assunto.
A verdade é que o desejo da mulher grávida é muito variável. 
Ou seja, há grávidas que durante a gravidez nem podem ouvir falar em sexo (porque não apetece e pronto), há aquelas que se sentem mais motivadas que nunca, e há as que referem que estão exactamente na mesma, como eram antes de engravidar (em relação ao desejo).
Ter relações sexuais não faz mal ao bebé - se estivermos a falar de uma gravidez normal. 
O bebé está protegido pela bolsa amniótica e pelo útero, e o colo do útero está fechado. E porque há maridos que pensam que a relação sexual vai "magoar" o feto, é importante falar disto com o casal.
O orgasmo feminino vai causar contracções e estas podem ser mais notórias mais para o fim da gravidez - mas são contracções indolores e transitórias. 
Acreditava-se também que ter relações podia ajudar a grávida a entrar em trabalho de parto - mas um estudo recente veio mostrar que este factor não é muito relevante (nem para entrar em trabalho de parto antes de tempo, nem para as grávidas de termo).
A gravidez pode ser uma óptima oportunidade para explorar - principalmente novas posições, porque à medida que a barriga cresce, algumas podem ser menos confortáveis.
Há no entanto algumas situações em que as relações sexuais não são aconselhadas, nomeadamente se houver perdas de sangue ou se a bolsa romper.
As relações sexuais fazem parte da vida de um casal saudável e na gravidez, o bem-estar entre os dois deve ser cultivado - dentro em breve, vai haver um período de muitas noites em claro por outros motivos!



Se gostam do "Café, Canela e Chocolate" votem no Blog na Categoria "Generalista" no Concurso de Blogsaqui.
Para seguir o Café, Canela & Chocolate no facebook é aqui.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.