Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Ideias para pequenos almoços saudáveis

Avatar do autor , 05.04.17

Tinha prometido deixar ideias para pequenos almoços mais saudáveis.

Nem sempre é fácil sair daquele registo do pão ou dos cereais de pequeno almoço, em particular para os miúdos. Mas é possível, basta ficarmos longe dos processados e dos açúcares :)

Por isso, respirar fundo e se for preciso, colocar o despertador 5 minutos mais cedo, pela saúde de todos.

 

Ideias para se inspirarem:

(as fotos são do nosso instagram, que podem seguir aqui)

 

1. Iogurte grego com banana, morango, canela e frutos secos

Os meus filhos adoram estes iogurtes. Também faço para levarem para a escola (são um bom lanche). Compro os iogurtes naturais gregos do Continente, daquelas embalagens grandes e vou utilizando à medida que preciso. Esmago uma banana, junto canela, frutos secos para ela (ele não gosta muito) e uns morangos por cima. Também podem adoçar com um pouco de mel, se necessário (já não costumo colocar, a fruta já adoça bastante). Podem também escolher outras frutas: triturem na liquidificadora e juntem ao iogurte - manga e pera ficam ótimas.

 

Captura de ecrã 2017-04-04, às 19.22.04.png

 

 

2. Papas de aveia

São uma alternativa aos tradicionais cereais, mas mais saudáveis. Não faço nada de receitas complicadas, basta pegar numa panela com água quente ao lume, colocar os flocos de aveia e ir mexendo até ficarem com a consistência preferida. Junto canela e uma casca de laranja no lume. Às vezes cozo também com pedaços de maça e passas de uva. A miúda adora colocar mel por cima. E se fizerem mais num dia, basta guardar no frigorífico e na manhã seguinte aquecer no microondas.

Captura de ecrã 2017-04-04, às 19.25.09.png

 

 

3. Ovos mexidos, queijo, frutos secos e sumo de laranja

Quando deixamos de comer pão ao pequeno almoço, começamos a comer ovos mais vezes. Primeiro só eu e o R. (os miúdos estranhavam) mas agora todos adoram! Já só compro ovos biológicos, e faço os ovos mexidos num fio de azeite, sem mais nada. Acompanhamos com queijo, frutos secos e sumo de laranja. Também gosto muito de abacate ao pequeno almoço.

 

Captura de ecrã 2017-04-04, às 19.22.32.png

 

 4. Pão maravilha e sumo de laranja ou café 

Já partilhei a receita deste pão saudável aqui. Fica ótimo em torradas, com manteiga verdadeira - mais uma vez, o importante é ler rótulos e perceber o que estamos a consumir, mas neste momento deixei de comprar cremes vegetais e outros com conservantes adicionados. Acompanhamos com sumo de laranja ou com café, que sabe sempre bem começar bem o dia.

 

Captura de ecrã 2017-04-04, às 19.19.05.png

 

5. Frutas variadas

Para quem gosta de um pequeno almoço mais leve, um prato de fruta é uma boa opção. A biológica é sempre a melhor. Eu sou fã de canela e por isso não pode faltar.

 

Captura de ecrã 2017-04-04, às 19.23.05.png

 

6. Panquecas

São o pequeno almoço preferido dos fins de semana, quando há mais tempo. Faço-as com uma receita muito simples: 1 copo de farinha de aveia (ou outras que tenha, muitas vezes misturo farinha de côco e de amêndoa), 1 copo de leite, 1 pouco de fermento, 1 pitada de sal, 1 pitada de canela, 1 colher de açúcar de côco. Frigideira com um pouco de azeite e já está. Depois cada um escolhe o que mais gosta para acompanhar: mel, canela, queijo, chocolate negro derretido...

 

Captura de ecrã 2017-04-04, às 19.19.36.png

 

Claro que somos todos diferentes, com necessidades individuais e gostos específicos. Estas são só algumas ideias de alguns pequenos almoços mais saudáveis, que fazemos aqui por casa, mas podem não ser adequados a toda a gente. Falem com o vosso médico ou nutricionista se tiverem dúvidas, leiam e pesquisem.

Para a próxima, partilho sugestões de lanches saudáveis para os mais pequenos levarem para as escolas! 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

6 comentários

Comentar post