Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

13
Mai13

Magda e a Parentalidade Positiva


Sofia Serrano

Chama-se Magda.
Nasceu e cresceu no Porto. Desde pequena, sempre quis estar ligada ao ensino e comunicação. 
Lembra-se de escrever uma redação na escola, onde dizia que quando fosse grande, queria ser professora. Mas em casa, brincava a apresentar o noticiário e adorava ler o jornal. 
Crescia com ela a capacidade de ensinar, mas também a necessidade de estar sempre à procura de coisas novas e de saber o porquê das coisas.
Acabou por se dedicar à Área de Recursos Humanos e, a par disso, tornou-se coach parental, formadora nas áreas da Educação e Parentalidade Positiva, Felicidade e Entusiasmo, Liderança e Comunicação. 



Ouviu falar pela primeira vez em Parentalidade Postitiva quando começou a pensar na hipótese de ter filhos.  Ao trabalhar na área comportamental , sabia que comportamento gera comportamento, por isso sabia que podia ajudar os filhos a serem mais felizes. E começou a estudar o tema de forma mais profunda. 
Ficou completamente absorvida e nunca mais parou. Fez cursos, leu livros, criou um blogue e um site para partilhar ideias e divulgar o seu trabalho. 
O Mum´s The Boss e o site www.parentalidadepositiva.com surgiram do gosto pela escrita, da necessidade e desejo de deixar o mundo melhor. 
O lema é "A mão que embala o berço é a mão que embala o mundo", a célebre frase de Roosevelt. Neles, procura inspirar os pais para a sua missão enquanto educadores, para deixar um mundo com pessoas mais sãs e melhores. Porque educar pela positiva e para a felicidade é um trabalho muito sério e é estar a criar futuros adultos que não vão complicar, que vão procurar fazer o bem e, com uma boa auto-estima vão ser emocionalmente inteligentes e farão as melhores escolhas na sua vida. É este o seu desejo na vida: conseguir ajudar os pais a educar adultos assim.
Diz que a maternidade não lhe mudou a perspectiva do que era educar um filho, mas veio confirmar que é um grande desafio e que a nossa responsabilidade é imensa. Não tem uma inspiração definida nem uma tendência nesta missão: vai pelo bom senso e vai construindo a sua Educação e Parentalidade Positiva. Diz que os americanos escrevem muito sobre isto mas nem tudo é bom - há alguma permissividade, alguma falta de firmeza, com medo de se ferir os miúdos ou mesmo causar traumas. Como em tudo na vida, há um meio termo. E, como em tudo na vida, há consequências. E os pais também têm (mais do que ) o direito de se passarem com os filhos, de mandarem dois berros e dizerem ‘basta’. Mas há algumas correntes que dizem ‘ai meu deus, não!’ - e por isso,  lê de tudo e constrói a sua inspiração. No seu blogue, tem uma área só sobre livros que recomenda para inspirar pais e mães no seu papel - destaca o Livro das Birras, do Dr. Mário Cordeiro, uma excelente ajuda para todos os pais, porque mostra o outro lado da birra.



A par da sua actividade profissional, é mãe de dois filhos - e com dois tem de ser mais organizada (apesar de admitir que o segundo vem provar que os filhos não são de vidro!), mas tem a sorte de ter a ajuda da mãe que a apoia muito.
Adora começar o dia a tomar o pequeno almoço com calma. Adora escrever no blogue e a adrenalina que lhe provoca quando sai uma coisa gira. Gosta de ficar no miminho com os seus filhos. Gosta de lhes colocar questões. Gosta de tomar o seu café buondi. E gosta de ler. Gosta de estar com a  mãe, do olhar cúmplice que ela e o marido têm quando os miúdos fazem coisas giras. Sente que a felicidade está nas pequenas coisas.
O seu objectivo é mesmo continuar a inspirar os pais e todos os que lidam com crianças, todos os dias, para o seu papel de educadores. E quer chegar cada vez mais perto, cada vez mais longe. Porque é fundamental que possamos deixar um mundo melhor do que este!

E o Café, Canela & Chocolate desafiou a Magda a deixar três conselhos fundamentais para um casal que vai ter um filho:

- Ensinem o bebé a dormir (é uma aprendizagem que se vai revelar fundamental para o bem-estar de uma família).
- Namorem muito – sem o bebé por perto e tenham ‘adult time’ todos os dias!
- Se não souberem, peçam ajuda. Ninguém nasce ensinado e não é suposto sabermos tudo sobre a educação dos filhos. Não só é um alívio poder falar sobre estas coisas com alguém que entende, como é importante que saibam que são os pais que solucionam muitas das coisas, na vida dos filhos, com um pouco de orientação.

Para saberem mais sobre a Magda e a parentalidade positiva espreitem o blogue Mum´s The Boss, o site 
www.parentalidadepositiva.com e não deixem de ir aos Workshops sobre A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes em Lisboa (8 e 9 de Junho), no Porto (29 e 30 de Junho) e em Faro (Setembro).

Para seguir o Café, Canela & Chocolate no facebook é aqui.

3 comentários

Comentar post

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

capa_formato_real-04.jpg

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D