Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

08
Abr13

Margarida : sabores algarvios


Sofia Serrano

Chama-se Margarida.
Nasceu em Faro, mas foi em Tavira que cresceu.
Quando era pequena, gostava de
 brincar ao ar livre, especialmente na praia, fosse Verão ou Inverno. Mas também adorava brincar com bonecas e praticamente obrigava o seu irmão mais novo a montar casinhas de bonecas nos tapetes e a brincar com ela.
Mais tarde virou-se para a cozinha e para o "mundo dos grandes". Passava horas a folhear as tele-culinárias da mãe, a agrupá-las por datas, por temáticas. Nessa altura dizia que queria ser polícia, e mais tarde resolveu que afinal seria professora.
E foi desde cedo uma apaixonada pela culinária e pelos sabores, e aprendeu a cozinhar com a mãe e as avós ( a sua avó ainda hoje fala do primeiro bolo que fez!). Cresceu a ir com a  avó paterna para o mercado, onde do alto de uma caixa de fruta ajudava a colocar os pesos na balança, a escolher a fruta e os legumes, a tentar entender toda aquela magia da troca de moedas por comida.
Diz que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e imaginava-se constantemente a criar coisas para as pessoas. Ainda não sabia bem o quê, mas o seu espírito criativo estava lá.


Acabou por se formar em Comunicação e Marketing. Mas nunca largou o mundo dos sabores. A ideia de criar um blogue surgiu por acaso. Participava na altura num fórum da Bimby onde partilhava as suas receitas e fotografias mas sentia necessidade de muito mais. Sentia necessidade de escrever, de partilhar saberes e vivências, de levar mais longe a cultura gastronómica da sua terra. Daí ao inicio do figo lampo foi um instante.
Depois, surgiu o Cake a Wish, o seu espaço dedicado à decoração de bolos. Iniciou-se como curiosa na decoração de bolos com pastas de açúcar em 2008, e aproveitava as festas familiares para criar os seus bolos. Mas a maternidade ocupava-lhe muito tempo e deixou os bolos um pouco de parte. Muito mais tarde, quando ficou desempregada frequentou cursos e workshops de Cake Design e começou a fazer bolos para amigos e familiares. Quando pensou em partilhá-los, surgiu o Cake a Wish.
A sua inspiração nesta área vem das três mulheres que a ajudaram a começar: a mãe e as avós. Muitos anos depois dá por si a seguir orientações, truques e procedimentos que lhe foram transmitindo na cozinha. 


Pão-de-ló húmido, figo lampo

Doces, figo lampo

Gosta da funcionalidade e da praticidade e da Bimby, que conheceu pelas mãos do marido, após o nascimento da filha. Nessa altura revelou-se a aliada perfeita na maiximização do pouco tempo que tinha para cozinhar. Daí em diante tornou-se fundamental nas sopas, purés e cremes, batidos e sumos naturais, em algumas massas e em alguns doces. Apesar de usar a Bimby quase todos os dias, cozinha bastante da forma tradicional, especialmente os pratos mais tradicionais. Diz que a magia provém precisamente da sua envolvência nos cozinhados. Cortar, juntar, ligar, envolver, mexer, tapar, destapar, cheirar, provar, temperar, é isto que a fascina. Com a Bimby isso não acontece. Não faz sentido para a Margarida fazer xarém senão num tacho de barro, por exemplo.
Portugal é o seu país preferido, em termos de cozinha, depois a Itália e a Grécia.
Adora fazer doces. Mas é nos pratos salgados onde investe a maior parte do tempo que passa na cozinha e acaba por se deixar levar pela curiosidade de novos sabores, novas combinações. Não dispensa o azeite, a flor de sal, os orégãos, o tomilho, o manjericão, os coentros, o caril, o gengibre, a canela.



Pão de Alfarroba e Sopa de Feijão, figo lampo

Adora brincar com os filhos e vê-los crescer. Gosta de ler, escrever, fotografar, de viajar, de conhecer, de experimentar outras culturas. De criar, de imaginar, de desenhar. Gosta de cozinhar e, mais ainda, de comer. Gosta de estar com amigos. Gosta de ir ver o mar, sempre. Gosta de praia. De rir.De tardes de inverno no sofá junto à lareira.
E quer viver intensamente o presente. Dedicar o máximo de tempo possível aos filhos e ao que lhe dá prazer fazer.



E especialmente para quem lê o Café, Canela & Chocolate, a Margarida deixa uma receita com chocolate: 

Brownies com pimenta e nozes, intensos e perfeitos para acompanhar uma chávena de café ou chá. 




Para seguir o Café, Canela & Chocolate no facebook é aqui.
O figo lampo no Facebook aqui e o Cake a Wish aqui.


7 comentários

Comentar post

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

capa_formato_real-04.jpg

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D