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Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

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16
Mar14

Os 6 segredos para emagrecer a tempo do Verão


Sofia Serrano

Mal começa o sol a brilhar e se sente no ar aquele cheirinho de primavera, começamos todos a olhar para o espelho. E para a balança. Meio mundo corre para os ginásios, e outro meio mergulha nos livros de dietas e em receitas saudáveis. 
Mas afinal, qual é o segredo para conseguirmos emagrecer e mantermos-nos com o peso ideal? 




Ficam aqui os meus principais truques:

1. Motivação. 
Este é o principal segredo. Se não estivermos motivados, de certeza que vamos desistir da dieta ou do ginásio ao fim de um dia ou dois, ou nem sequer começamos. A proximidade da praia e as roupas frescas são uma boa motivação para aderirmos a um estilo de vida saudável. Temos de querer mesmo mudar, ou nem vale a pena começar. Muitas pessoas experimentam as mesmas dietas e só algumas conseguem ter força de vontade suficiente para conseguirem os seus objectivos.

2. Ser realista.
Não vale a pena achar que vamos ficar com um corpo como o da Miranda Kerr, porque provavelmente temos um estilo de vida completamente diferente do dela (e uma genética também!). E não temos um massagista pessoal ou tempo para duas horas de ginásio diárias. 
Também não vale a pena acharmos que  vamos perder os 20 kgs a mais em 3 semanas. Devemos estabelecer metas realistas, por exemplo, 1 a 2 kgs por mês. 
Para além disso, não vale a pena aderir a uma dieta com receitas específicas a serem cumpridas se todos os dias comemos fora de casa e não conseguimos tempo para cozinhar previamente a comida a levar para o trabalho. 

3. Arranjar companhia.
Para manter a motivação e conseguir perder peso, é sempre bom termos quem nos acompanhe: pode ser o marido, uma amiga, uma colega. Vai haver momentos em que apetece desistir e é sempre bom ter alguém que perceba o que estamos a passar e nos incentive - e outras vezes, seremos nós a fazer o mesmo. E também é bom ter companhia para o exercício físico regular.

4. Não ir em cantigas.
Há mil e uma coisas no mercado a prometerem corpos de sonho em poucas semanas, desde sumos a ampolas a comprimidos. Uns mais naturais que outros, mas todos garantem que se emagrece. Se isto fosse verdade, éramos todas Kates Moss por esta altura. A maioria dos produtos acaba por ter diuréticos ou laxantes, mas na realidade a perda de peso será transitória. 
A melhor solução para emagrecer de facto ( e manter o peso)? 
COMER DE FORMA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA. Algumas dicas:
- beber pelo menos 2 litros de água por dia (ou chás, sem açúcar)
- cortar os refrigerantes, molhos, fritos e doces
- reduzir os hidratos de carbono, dando preferência aos integrais, que saciam durante mais tempo e ajudam ao funcionamento intestinal
- manter as proteínas, mas tentar acompanhar sempre a carne e peixe com legumes
- não passar muitas horas sem comer

5. Fazer exercício físico regularmente.
Não há dietas que funcionem sem algum exercício. Pode ser uma caminhada diária de 20 minutos, para quem detesta ginásios, corridas e afins. O tempo bom está a chegar e ao fim do dia sabe bem um passeio - até pode ser com os miúdos, eles de bicicleta, nós em passo acelerado. Para além disso, o exercício físico tonifica o corpo, que é um dos pontos fundamentais para nos sentirmos bem e conseguirmos vestir o bikini. 
Correr está na moda, talvez porque é um dos desportos mais completos e mais barato - que é um factor fundamental nos dias que correm. Quase todas as cidades têm muitos grupos que se juntam ao fim do dia para correr.
Se for possível ir ao ginásio, melhor ainda. As aulas de grupo também são boas para perder peso, tonificar e descomprimir do stress diário.

6. Uma boa noite de sono e 2 quadradinhos de chocolate preto.
Estarmos descansados é essencial, e dormir ajuda a regularizar o peso. E o chocolate preto melhora o humor, é anti-oxidante e ajuda a perder peso porque tem poucas calorias. Este é essencial na minha dieta! :)





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