Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Será que precisamos mesmo de tudo isto?

Avatar do autor , 17.03.18

gettyimages-499424066_1.jpg

 

Acho que só nas últimas semanas, com todas estas tempestades com nomes variados, inundações, e tornados em lugares muito pouco prováveis, é que começamos a tomar consciência que as alterações climáticas já aqui estão. Não são somente um assunto que estudamos na escola, e que só sucederão num futuro longínquo muito pouco provável. 

Está mais que demonstrado que estas alterações climáticas estão relacionadas com os chamados gases de efeito de estufa. E só os conseguimos reduzir, reduzindo a queima de combustíveis fósseis.

As energias renováveis são uma boa opção. Mas muito possivelmente, se reduzissemos o consumo de uma série de coisas que não precisamos, conseguiriamos contribuir para uma redução acentuada da emissão de gases com efeito de estufa.

 

Vivemos numa sociedade de consumo desenfreado.

 

 Trabalhamos para consumir. Os meios de comunicação convencem-nos todos os dias que precisamos de mais alguma coisa. Que devemos aproveitar mais uns saldos. Mais uma promoção. Que podemos levar 3 peças pelo preço de duas. Que todos os meses precisamos de peças de roupa de uma nova coleção. Que devemos ir a feiras e mercadinhos porque vem aí a nova estação e não vamos estar na moda.

 

E cada vez que compramos algo que não precisamos, vamos acumulando tralha e contribuindo para poluir o planeta - porque mais roupa, mais malas novas, mais sapatos e botas, significam fábricas, e camiões e mais gases com efeito de estufa.

 

Isto para dizer que ando a repensar as coisas cá por casa, em termos de consumo.

A tentar que seja mais sensato e ponderado. Comprar o essencial. Claro que ter crianças implica precisar de comprar roupa nova frequentemente - vamos tentar escolher peças que possam ser usadas mais tempo, de boa qualidade, e que sejam essenciais. Outra ideia é reutilizar roupa dos primos ou de amigos que muitas vezes está em ótimo estado. 

 

Um consumo consciente - é nisso que temos de apostar cada vez mais.

 

Muitos vão dizer que se calhar esta minha posição não fará diferença nenhuma. Possivelmente, ajuda muito pouco nesta altura, em que a população humana já deixou a Terra num estado muito complicado.

Mas quero acreditar que cada um de nós pode fazer a diferença. Um passo de cada vez, para um futuro melhor.

E, muito provavelmente, todos juntos, ainda conseguimos.

 

stopshoppingstartthinking.jpg

 Estamos no instagram, aqui.

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

4 comentários

Comentar post