Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

10 dicas para quem quer começar a correr

Avatar do autor , 21.05.14

O calor está a chegar e quem se descuidou nos últimos meses está a entrar em modo "ai-meu-deus-que-tenho-de-fazer-dieta-e-ir-para-o-ginásio"!
Para quem quer perder peso e melhorar a condição física, uma boa opção é começar a correr. A corrida é o desporto da moda - é barato, pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, ajuda a emagrecer e faz bem ao coração.
Eu confesso que nunca fui grande fã de corrida - mas nos últimos tempos, correr tem-se tornado um vício progressivo e quando não consigo ir dar uma corrida de madrugada, já sinto que me falta qualquer coisa.



Ficam aqui 10 dicas para quem está a pensar em começar a correr:

1. Falem com o vosso médico: antes de iniciar qualquer tipo de desporto, é fundamental fazer um check-up, para ter a certeza que estão preparados para correr.


2. Invistam em equipamento adequado: é fundamental ter uns ténis adaptados para a corrida, se queremos fazer desporto regularmente. Parece mais fácil calçar aqueles velhos ténis que temos no armário, mas podemos prejudicar as articulações e promover lesões. Os ténis ideais diminuem o impacto sobre as articulações e dão o conforto necessário para a corrida. Para além disso, um medidor da frequência cardíaca pode ser importante e invistam em vestuário confortável e adequado à temperatura. Eu também acabei por comprar uma braçadeira para pôr o telemóvel. Ficam aqui algumas ideias, que podem encontrar na Decathlon (a minha loja preferida para tudo o que é desporto, pela excelente relação qualidade-preço):


1-T-shirt de corrida Kalenji; 2-Calções Nike; 3-Soutien Cardio Kalenji (com cardiofrequencímetro); 4-Ténis Kalenji ; 5-Corsários de corrida Kalenji  ; 6-Mobile connect Geonaute para iPhone 7-Top de corrida Kalenji; 8-Braçadeira para Smartphone (e podem testar combinar várias peças aqui)


3. Começar a correr com calma: não adianta exagerar no primeiro dia. O ideal para ganhar resistência e melhorar a condição física é começar por caminhadas que vão evoluindo progressivamente para corridas de 20 a 30 minutos sem parar. Para quem não está habituado a praticar desporto, é uma boa ideia começar com treinos de 2 a 3 vezes por semana e ir aumentando aos poucos o tempo de cada uma das sessões, até aos 60 minutos.

4. Evitem as horas de calor: para treinar, o ideal é escolher uma altura do dia com temperatura amena e menor incidência do sol. O início da manhã e o fim da tarde são boas opções no verão. É também importante usar roupa clara e leve, que não absorva o calor. Se for de todo impossível treinar neste tipo de horário, o melhor é optar por correr na passadeira no ginásio.

5. Escolham parques e locais com sombra para treinar, se possível. Sabe sempre melhor correr em locais bonitos, como à beira Tejo.

6. Mantenham a postura: olhar para a frente é fundamental, com o tronco direito e os ombros relaxados.E mexer os braços de acordo com o ritmo da corrida ajuda a diminuir o impacto nas articulações e a manter o equilíbrio.

7. Respirar adequadamente: os treinadores recomendam deixar a boca entreaberta nos primeiros treinos, para o organismo conseguir obter o oxigénio adequado. A respiração curta e superficial e ao ritmo da corrida é a mais adequada.

8. Beber água e comer antes do exercício : a água ajuda o organismo a funcionar adequadamente, e deve-se evitar correr de estômago vazio, porque se favorece a perda de massa muscular.

9. Ouvir música : uma playlist com as nossas músicas preferidas ( aceleradas e com ritmo animado) motiva e é uma óptima companhia para o treino.

10. Ir acrescentando pequenas subidas ao treino: as subidas vão ajudar a aumentar a resistência física.


Vamos treinar?
Eu estou a correr 3 vezes por semanas, a tentar aumentar progressivamente o tempo e as subidas, e depois vou 2 dias ao ginásio para fazer um treino muscular que complemente a corrida.

E gostava muito que no dia 6 de Julho se juntassem à equipa Café, Canela & Chocolate para correr os 10Km UNICEF, em Lisboa! Quem quiser fazer parte da equipa, envie mail para msofiaserrano@gmail.com
Boas corridas!







Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

1 comentário

Comentar post