Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

5 decisões para famílias mais felizes

Avatar do autor , 03.09.14

Setembro é o mês dos recomeços. 
Podia perfeitamente ser o início de um novo ano. 
E não há nada como começar um novo ano com uma lista de objectivos a cumprir - porque os últimos meses fizeram-me ver que cada vez mais devemos aproveitar o tempo que temos, aproveitar os nossos filhos, a nossa família, fazer coisas que nos dão prazer, gozar os momentos. Devemos ser felizes. Ser saudáveis. Comer bem, praticar exercício físico. Tirar da nossa vida e da nossa casa o que não faz falta. E aproveitar cada instante.

Decisões para sermos famílias mais felizes:

1.  Ter mais tempo para os nossos filhos
re-organizar horários, avaliar prioridades, ter tempo de qualidade com eles. Para ir ao parque, comer um gelado, ajudar nos TPCs, brincar com os legos. Ler-lhes histórias e acima de tudo ouvi-los. 

2. Tornarmo-nos numa família mais saudável
começar o dia com um bom pequeno almoço , com sumos de fruta e com cereais, com tempo para nos sentarmos e comermos com calma ( se for preciso, por o despertador uns minutos mais cedo!). 
Encher a despensa e frigorífico com alimentos da época, dos produtores locais, dar prioridade a fruta e legumes e esquecer refeições pré-feitas, alimentos já processados e ignorar a existência de McDonalds e afins (fazer uma pizza em família pode ser uma opção bem saudável que eles vão adorar mais que ir a uma cadeia de fast-food).

3. Partilharmos tarefas.
Pedir ajuda aos mais pequenos para pequenas tarefas, para que percebam que toda a gente da família colabora nas rotinas do dia-a-dia. Mais do que arrumarem o quarto, podem ajudar a pôr a mesa, a arrumar a biblioteca ou a estender a roupa - vão sentir-se crescidos e uma parte importante da família. 

4. Destralhar a casa.
Acumulamos coisas que não precisamos todo o ano. Setembro é um excelente mês para nos livrarmos das coisas em excesso, que não precisamos: brinquedos, roupa, coisas que não servem para nada senão para ocupar espaço. É uma boa opção envolver os mais pequenos nas arrumações, e eles levarem roupas e brinquedos para instituições que realmente precisem - vão sentir que fazem a diferença na vida de muitos meninos. Não é preciso muito para sermos felizes - less is more.

5. Fazer actividade física - em família.
Não vale a pena adiar - ninguém fica mais saudável sentado no sofá a comer batatas fritas e chocolate (se bem que nalguns momentos é mesmo preciso, mas isso é outra história). Os dias estão bons e praticar desporto é um hábito que deve ser cultivado desde cedo. Pode ser uma boa ideia fazer um passeio de bicicleta ao fim do dia, em família, ou ir correr ou caminhar. Se dispendermos 20 minutos por dia a fazer exercício físico vamos sentir-nos muito melhores, os miúdos vão ficar mais saudáveis e resistentes, e o inverno será muito mais tranquilo, com menos doenças e afins.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

2 comentários

Comentar post