Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

27.11.12

A 5ª dimensão da Sofia 4D


Sofia Serrano
Chama-se Sofia. 
Já teve filhos, já plantou uma árvore, já escreveu um livro de poesia.
Por enquanto continua a ser "só Sofia",apesar de todos a conhecerem por "mãe dos 4D", uma mulher com cara e espírito de miúda, que sempre fez tudo a mil. 
Nasceu em Évora, passou por Lisboa e voltou à sua terra Natal, mas ainda não era altura de ficar. Talvez um dia mais tarde se mude para a casa da família no alentejo, com espaço para a sua família numerosa e ruidosa, como lhe costuma chamar.
A cidade dos estudantes acolheu-a e foi lá que estudou Psicologia, contra o desejo do pai médico, que a incentivava a trilhar o caminho da Medicina. 
Mas o sonho foi mais forte e depois da licenciatura em Psicologia continuou a estudar e fez pós-graduações, especializações clínicas, mestrado e doutoramento. 
E ainda sonha com um pós-doutoramento ou mesmo embarcar noutras aventuras que a completem.
Mas para além de estudar compulsivamente, também casou e foi mãe cedo.E não teve só um filho, nem dois, nem três. Teve quatro. Numa altura em que não tinha ajudas, mas nada disto a fez parar. Ao terceiro filho pensou que estava na altura de contratar alguém para ajudar lá em casa, mas as coisas não correram bem como esperava : a primeira dita ajudante fazia as camas ao contrário, a segunda afinal queria ser modelo, a terceira era óptima mas uma doença grave impossibilitou a senhora de trabalhar. Agora tem o seu anjo da guarda, que a ajuda durante as manhãs, para ela poder fazer as coisas que gosta: escrever e trabalhar.


(Sofia fotografada por Soraia Fnine)

Foi em 2005 que nasceu o seu outro filho : o seu blog, uma paixão assolapada, que não se apaga e que cresce insistentemente. Já teve outros nomes, mas hoje é avidaa4d.blogspot.pt.É lá que se expressa, ensina,  partilha, comenta, sugere. Fala de si e dos seus filhos. Fala do mundo, do que gosta e do que não gosta, das coisas giras e menos giras que a vida com quatro miúdos lhe ensina.
O presente de Sofia passa por continuar a escrever no seu blog e "passar para um outro nível" (admite que não sabe o que isto significa, mas parece-lhe bem!). E continua a alta velocidade porque adora as relações humanas e sabe que é o resultado dessas relações que faz o mundo valer a pena : dá aulas ao ensino superior, faz consultas de terapia familiar e de casal, faz grupos de psicodrama e vai começar um grupo de pais, de formação parental. E claro, quer ajudar os filhos a crescerem saudáveis e felizes, educá-los para as artes, para a cidadania, para a curiosidade.

E o futuro, como vai ser? Sorri e responde: ninguém sabe.
Mas sabe que vale a pena insistir no sonho de continuar a escrever. No blog e fora dele. Para tudo e por tudo.



Espreitem também no facebook a página do "Café, Canela & Chocolate" e façam like!

8 comentários

Comentar post