A Inês por detrás da Maria Café
A máquina de costura sempre foi presença obrigatória lá em casa. Na adolescência, ajudava a mãe a fazer alguns trabalhos de costura. Mas a verdadeira paixão pelos tecidos chegou mais tarde.
Quando estava grávida do seu filho do meio, descobriu os slings e resolveu fazer um. A partir daí, comprou uma máquina de costura e começou a fazer slings para oferecer a amigos. Foi um passo até os começar a vender. Apaixonou-se pelos tecidos, pelas combinações de cores e texturas e começou a criar outras peças.
E sempre quis ter o seu próprio negócio e ser dona do seu tempo. No início, trabalhava à noite, depois de os filhos estarem a dormir.
Mas depois, acabou por transformar o facto de a empresa onde trabalhava ter fechado para concretizar o seu sonho e iniciou a "Maria Café" a marca associada às peças que cria.
O nome "Maria Café" vem das minhocas que observava em miúda durante horas e que repousam em espiral - o marido, publicitário, desenhou-lhe o logotipo, uma minhoca enrolada em forma de flor, que tem ajudado a marca no seu caminho para o sucesso.
Agora faz slings, t-shirts personalizadas, malas, babetes e muitos mais artigos, com combinações variadas de tecidos.
Diz que a sua inspiração vem da mãe, que deixou de trabalhar para os outros quando ela era adolescente e passou a trabalhar em casa para poder dar mais atenção aos filhos. Mas vem também da sua família, do seu marido, que a encoraja imenso e, acima de tudo, dos seus filhos. Há muitas peças que cria porque precisa para eles, depois mostra ao mundo e as encomendas não tardam a surgir.
Gosta de criar coisas, de ver uma peça que lhe agrada e tentar perceber como foi feita e o que é que ela faria para a tornar melhor ainda. Gosta de ver o resultado final do seu trabalho, a obra feita, e de sentir que os outros também gostam.
Diz que conciliar o seu trabalho com os 3 filhos nunca foi tão fácil e compensador - porque consegue fazer o que gosta e tem a possibilidade de ir buscar os filhos à escola, brincar com eles, ajudá-los nos trabalhos de casa. Claro que na maioria das vezes é uma correria, mas no final do dia é um cansaço bom. Adora estar com a família, ir à praia e aproveitar o sol, adora rir, viajar, conversar. Gosta de dançar e de conhecer sítios novos.
E tem muitas ideias para novos produtos, que poderão aparecer muito em breve - é esperarem para ver as surpresas boas que aí vêm.