À segunda é bem melhor!
, 26.02.17
Por mais preparadas que estejamos, o pós-parto é uma fase muito difícil. E se estivermos a falar do primeiro filho, mais ainda.
Costumo dizer que vale a pena ter mais do que um filho para aproveitar tudo melhor, porque me lembro perfeitamente do drama que foi o primeiro puerpério, e de o segundo ser muito mais descomplicado e tranquilo.
Ser mãe de primeira viagem é tramado. E quando se fala em particular daquele célebre primeiro mês depois do nascimento do nosso bebé, esqueçam.
Todo o glamour da gravidez desapareceu, as hormonas estão em completa anarquia, temos um ser minúsculo à nossa responsabilidade e de repente não sabemos fazer nada e duvidamos de tudo. Eu achava que ia ser tudo muito simples, porque afinal era médica, e lidava com bebés todos os dias, mas a imponência de ter o meu bebé à minha responsabilidade, com um monte de hormonas descontroladas mudou completamente os meus planos.
O 1º pós-parto?
Desde um simples banho ao leite tudo é complicado. E de repente parecemos ermitas, cabeleireiro e maquilhagem zero e a linha de pensamento só tem cócó-mama-fralda-baba-cocó-mama...and so on. Almoçamos às 4 da tarde (ou nem comemos decentemente), só tomamos banho ao final do dia quando chega o pai, temos olheiras até aos pés pelas noites em claro, com um bebé a adaptar-se a esta vida fora do útero.
Objectivo: Sobreviver.
O 2º pós-parto!
A tendência é para descomplicar.
Já há outro ser pequeno em casa à nossa responsabilidade, que também precisa de atenção e de uma rotina, já estamos mentalizadas vpara todas as dificuldades e acima de tudo, já temos treino na coisa.
E é tudo muito mais soft.
O banho já não é um drama, se a chucha cair para o chão já não acaba o mundo, o filme das mamas corre melhor, conseguimos ir às redes sociais e ver séries em vez de só pensar no cocó do bebé. E sim, é possível ir ao cabeleireiro antes do bebé ter 1 mês de vida, sair para passear com a mais velha e o mais pequeno, manter a hora das refeições e contar na mesma a história para adormecer.
Objectivo: Aproveitar (que ele vai crescer rápido!).
Não, o pós-parto não é pêra doce. Mas à 2ª é bem melhor ;)