Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

03.12.15

Confissões de uma médica #10


Sofia Serrano

Quando começamos o curso de medicina, respiramos medicina. Nada nos desvia a atenção do nosso caminho. Livros, estetoscópios, exames, histórias clínicas. Passamos todos os instantes a aproveitar tudo o que aquele caminho, que escolhemos e que é árduo, nos proporciona.

Depois, quando nos tornamos médicos, continuamos a aprender todos os dias. E acima de tudo, aprendemos com as pessoas que tratamos, para além de com todas as outras com quem trabalhamos.

De repente, apercebemo-mos que há mais variáveis a entrar na equação da saúde e da doença que não só aquelas que apareciam numa lista, nos livros. Apercebemo-nos que não é suficiente saber de cor e salteado todos os comprimidos adequados para um certo problema, mas que também é fundamental sabermos ouvir e conversar com as pessoas. Constatamos que as consultas não podem ser rigorosamente medidas em minutos estáticos, porque somos todos seres complexos e trazemos conosco meio mundo - e para isso, é preciso disponibilidade do médico, para que as pessoas sejam tratadas como um todo e não como um item de uma lista de uma enciclopédia médica.

 

E para além disso, apercebemo-nos que, afinal, não é só a medicina que existe na nossa vida. Também existimos nós e a nossa família, e equilibrar tudo isto torna-se numa das mais árduas tarefas da vida de um médico.

Acredito que o equilíbrio é uma das chaves do nosso bem estar, da felicidade.

E se digo aos meus doentes que devem fazer uma alimentação saudável, ir ao ginásio, passear ao ar livre, ler um livro, passar tempo com a família, então na minha agenda estas também são coisas fundamentais - para que eu possa ser uma boa médica e eles possam receber os melhores cuidados possíveis. Para todos juntos, construirmos um futuro melhor, com menos depressões, menos stress, menos enfartes, menos cancro. Mais saúde. 

 

 

o-DR-OZ-HEALTHY-HEART-facebook.jpg

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post