Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Confissões de uma médica #13

Avatar do autor , 01.04.16

image.jpeg

 

Há coisas muito estranhas que acontecem em medicina. Todos nós já ouvimos falar de uma ou outra, e não acreditamos na maioria.

Em obstetrícia então há mil e uma histórias.

Grávidas que não sabem que estão grávidas. Partos que supostamente eram de um bebé e afinal (como na música) havia outro. Grávidas que juram ter tido a menstruação todos os meses. Úlceras gástricas e cólicas renais que afinal são dores de parto, e o tratamento não passa por medicação mas sim por abraçar o bebé que afinal estava ali na barriga.

Há histórias curiosas, que de boca em boca são requintadas com pormenores interessantes, mas que muitas vezes têm um bocadinho de verdade lá bem no fundo.

Por isso, já não consigo ficar surpreendida quando entra uma senhora com bastante peso na urgência (parece-me a mim!) e me diz que tem um período mais intenso que o habitual, e dores. Não costumava ser assim, por isso resolveu vir ao hospital.

Já não me espanta que ao observá-la chegue à conclusão que afinal a senhora com excesso de peso, tem 3cm de dilatação, e uma cabecinha cabeluda a espreitar.

Mas ainda me surpreende ir fazer a ecografia e verificar que a cabeça que acabei de identificar no toque, afinal está para cima.

Virou-se assim tão rápido, o bebé?

Não, afinal são dois. Gémeos. A sério?

A senhora que não sonhava estar grávida afinal está em trabalho de parto, de gémeos, um de cabeça para baixo e o outro sentado. E curiosamente, apesar de ter sido uma gravidez nunca vigiada, estes gémeos, que parecem ser verdadeiros, têm exatamente as mesmas medidas. E quando os ajudamos a nascer, por cesariana, nascem com 3000g e 3005g. Cheios de saúde. 

 

Sim, ainda me consigo surpreender com as coisas da vida. Mas sei que a Natureza é soberana.

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

9 comentários

Comentar post