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Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

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Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

01
Mar18

Esta ainda é a melhor dieta.


Sofia Serrano

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Muitas dietas têm surgido ultimamente com promessas vagas, mas a verdade é que a única que tem resultados comprovados por vários estudos científicos em termos de redução de peso, redução de colesterol, menor probabilidade de cancro do íntestino, fígado e pâncreas, menos risco de Alzheimer, de diabetes, enfartes e acidentes vasculares cerebrais, é a Dieta Mediterrânica. Cientificamente comprovado.

 

E quais são os princípios desta dieta?

 

 

  • Consumo elevado de alimentos de origem vegetal - cereais integrais ou pouco refinados, produtos hortícolas, fruta, leguminosas secas e frescas e frutos secos e oleoginosos.
  • Consumo de produtos frescos, pouco processados e locais, respeitando a sua sazonalidade.
  • Consumo frequente de peixe e baixo consumo de carnes vermelhas e processadas.
  • Consumo baixo a moderado de lacticínios.
  • Utilização do azeite como principal gordura para cozinhar ou temperar alimentos.
  • Consumo de água ( litro e meio a dois por dia) como a bebida de eleição e baixo e moderado consumo de vinho a acompanhar as refeições principais (um a dois copos de vinho tinto por dia).
  • Realização de confeções culinárias simples e com os ingredientes nas proporções certas.

 

Esta é a nossa tradicional dieta, que fomos abandonando em prol da fast-food e do ritmo rápido de vida, que nos predispõe a comer alimentos processados por termos pouco tempo para cozinhar e adquirir regularmente produtos frescos.

Mas com um bocadinho de esforço é possível escolhermos um estilo de vida saudável, respeitando os princípios da Dieta Mediterrânica.

 

Dicas:

- procurem os produtores locais de legumes, idealmente de produção biológica - já há várias pequenas empresas que entregam produtos biológios em casa ou no trabalho, como a Pé de Salsa, na zona do algarve, para quem tem pouco tempo 

- prefiram o consumo de peixe

- usem azeite para cozinhar

- bebam água, e um copo de vinho tinto à refeição traz benefícios (para os adultos, claro) 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Bem-vindos!

Olá! Sou a M. Sofia Serrano S., Ginecologista-Obstetra, mãe de dois miúdos maravilhosos, apaixonada por escrita. Adoro café, canela e chocolate e aproveitar as coisas boas da vida! Neste blog partilho as nossas aventuras em família, os desafios de ser mãe, dicas para as grávidas e tudo o que é fundamental saber sobre a saúde da mulher. Também conto algumas das aventuras dos hospitais e partilho um bocadinho deste mundo da medicina. Fiquem por aqui!

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