Férias em família: São Miguel (II)
, 14.08.17
Como prometido, neste post conto mais sobre as nossas aventuras em São Miguel, nos Açores (podem ver o primeiro post aqui).
Gostámos muito de explorar a ilha e os dias passaram a voar!
Começámos por visitar o vale das Furnas e ficam aqui os nossos sítios preferidos:
PARQUE TERRA NOSTRA
Há um maravilhoso jardim com mais de 200 anos no vale das Furnas - o Parque Terra Nostra. Foi construído por um consul americano, e cresceu ao longo dos anos, tendo centenas de espécies de plantas.
Inesquecível é o banho no tanque de água termal - a água, que está a uma temperatura entre 35 a 40 graus celsius, está carregada de minerais essenciais e dá uma sensação única de relaxamento.
Quando visitamos o Parque estava um tempo encoberto e a chuviscar, e soube lindamente entrar no tanque de água termal.
Dica: prender o cabelo e usar um fato de banho daqueles mais antigos, porque a água férrea deixa uma coloração amarelada em tudo.
Também há 2 tanques-jacuzzi mais pequenos e balneários disponíveis para quem quiser tomar um duche depois.
O parque é muito bonito e vale a pena explorar todos os cantinhos.
Os adultos pagam 8 euros de entrada e as crianças dos 3 aos 10 anos 4 euros.
Depois do banho e do passeio, fomos comer um cozido das Furnas ao restaurante Miroma : carne que se desfaz na boca e com um sabor único.
POÇA DA DONA BEIJA
Também na Vila das Furnas fica a Poça da Dona Beija: água férrea e cristalina, quente. O espaço está muito diferente de como o conheci há alguns anos atrás. A afluência de pessoas a estas água fez com que houvesse uma intervenção de fundo. Há diferentes áreas para banhos termais, com temperaturas variadas.
Confesso: é pena ter tanta gente. Mas é um ótimo banho e está tudo bem cuidado e organizado.
Paga-se para entrar 4 euros, e as crianças até aos 6 anos 3,5 euros.
LAGOA DAS FURNAS E CALDEIRAS
A Lagoa das Furnas está rodeada de fumarolas e caldeiras. É aqui se se faz o famoso cozido das furnas. Impressiona o calor e cheiro a enxofre - o Pedro estava sempre um pouco desconfiado : "O vulcão vai acordar?"
Não acordou. O Vale das Furnas é na realidade um vulcão adormecido desde 1630, data da última erupção - e esperemos que continue a descansar por muito tempo.
É um sítio único. Como muitos outros na ilha.
(mais aventuras num próximo post)