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Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

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Grávidas #3 : pode-se comer tudo?

Avatar do autor , 08.01.13

Quando ficamos grávidas, surgem sempre mil dúvidas em relação ao que se pode ou não comer. 
Escolher a dedo o que se come? Comer de tudo sem restrição? E as quantidades?
O aumento de peso aconselhado é entre 9 a 12 kg. Claro que isto pode variar: se estivermos a falar de uma grávida que já tenha excesso de peso antes de engravidar poderá não aumentar tanto, e as magrinhas poderão aumentar mais. 



Deixo aqui alguns tópicos que me parecem importantes para quem está grávida e tem dúvidas em relação ao que pode comer:

1. Uma alimentação variada é fundamental - ou seja, rica em proteínas e vitaminas, com gorduras e hidratos de carbono qb. Nada de comer por dois, senão o aumento de peso vai ser o dobro do desejado.

2. MUITA água! Isto é importante - ajuda a tudo na gravidez! Toca a fazer um esforço e beber 2 litros de água por dia.

3. Atenção à toxoplasmose! Pois é, quem não está imune, tem de ter cuidados redobrados: nada de comer carne mal passada, nada de comer vegetais crus e fruta fora de casa, sem ter a certeza que são MUITO bem lavados, nada de se esquecerem de lavar MUITO BEM as mãos depois de mexer em gatinhos ou terra.

4. Esqueçam o sushi...Sim, isto custa (eu que o diga!) mas peixe cru pode ter bicharada prejudicial ao pequenino que cresce na vossa barriga, já para não falar nos vegetais a acompanhar, que podem transmitir toxoplasmose. 

5. Atenção a queijos e enchidos, há um bicharoco que se chama Listeria que também não é simpático para as grávidas e está presente principalmente nos queijos moles. Vejam se é tudo pasteurizado e certificado e nada de abusar disto. Quanto aos enchidos, só cozinhados.

6. Mariscos, eventualmente só acabados de fazer e bem cozinhados. E ovos com clara e gema bem passadas - cuidado com as salmonelas.

7. Nada de álcool ou tabaco. Dois cafés por dia são permitidos, mas atenção a colas, chás e chocolates em excesso que também contêm cafeína. Os adoçantes também são desaconselhados a grávidas.



É boa ideia fazer pelo menos 5 refeições ao longo do dia - a grávida não deve estar mais de 3 horas sem comer. 
Boa gravidez!
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