Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

25.02.15

O (des)equilíbrio


Sofia Serrano
Há aqueles dias em que é preciso trabalhar muito, muito mesmo, com urgência atrás de urgência. Nesses dias, é imensamente custoso ouvir um telefonema das filhos, que perguntam repetidamente "Vens para casa jantar mãe?" ou " Não vás trabalhar hoje outra vez!". É difícil. Apetece largar tudo e correr para casa. 
Apetece passar o tempo inteiro com eles, voltar ao tempo em que mães eram só mães, que tinham tempo para os filhos, para levá-los à escola, para os trazer a casa para almoçarem, para lhes ensinar as coisas do dia-a-dia, como cozinhar, pintar ou costurar. Para ler um livro com tempo, daqueles com 500 páginas. Coisas que nesta vida moderna nos passam ao lado.
Nestes últimos anos, nós mulheres,  lutámos e continuamos a lutar pelo nosso lugar nesta sociedade de trabalho - e eu adoro o meu trabalho. Mas temos de ser mulheres-trabalhadoras e mães, que equivale a acumular funções sem que os dias tenham aumentado.
Fico com o coração apertado durante o telefonema, explico porque é que a mãe está a trabalhar e mentalizo-me que estou a fazer uma coisa boa, que foi aquilo que quis, que no dia seguinte os vou compensar.
Mas é um equilíbrio extremamente difícil, este de ser mãe e ter uma profissão exigente. E há mesmo dias em que só me apetecia ser uma mãe como antigamente.




6 comentários

Comentar post