Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

O que comemos aqui por casa

Avatar do autor , 15.02.17

 

Captura de ecrã 2017-02-15, às 21.17.06.png

 

 

Quem nos segue no instagram já sabe que aqui por casa tentamos ter uma alimentação saudável e fazemos uma alimentação "paleo descomplicada".

Para todos, miúdos e graúdos, e não, não é nenhuma dieta, mas sim um estilo de vida.

Na realidade, o nosso princípio fundamental é consumir alimentos o mais saudável e biológicos possível, evitando grãos, açúcar processado (e diminuir os açúcares naturais) e evitar alimentos processados, especialmente os que contêm maus ingredientes e aditivos.

 

Acho que um momento importante na decisão de mudar a nossa alimentação foi a reportagem da Sic que passou aqui há uns tempos, o "Somos o que comemos". Apercebi-me subitamente que iogurtes, cereais, sumos, pão, fiambre e afins estavam carregados de açúcar e aditivos. Que o que estava, afinal a dar tranquilamente às minhas crianças como um lanche saudável, não era nem de perto nem de longe isso.

 

 

Mudámos muitas coisas a partir daí. Em particular, deixou de haver trigo e produtos feitos com farinha cá por casa. Deixamos de comprar pão, e passamos a fazer o nosso próprio pão com outras farinhas mais saudáveis. Deixamos de comprar aqueles iogurtes carregados de açucar, e passamos a comprar iogurte grego natural, e a adicionar fruta. Os cereais de pequeno almoço desapareceram, bem como bolachas, barrinhas e outros alimentos processados. Nada de sumos de pacote e afins.

Passámos a comer mais comida a sério. Mais ovos, mais carne, mais legumes. Mais frutos secos.  Adoçar com mel se necessário. As panquecas são de aveia e banana ( e outras receitas que vamos descobrindo). As lancheiras da escola levam sempre fruta a sério, ou bolachas caseiras. Tentamos comprar sempre produtos biológicos e é preciso perder tempo a olhar para o rótulo de tudo o que compramos no supermercado.

E todos os dias há ideias para refeições novas e saudáveis.

Claro que como em tudo, não somos fundamentalistas. De vez em quando há exceções, como os doces nas festas de aniversário dos amigos ou algum jantar especial. Mas de um modo geral, sinto que estamos no caminho certo. 

E vou começar a partilhar algumas das nossas receitas e ideias para refeições e lanches - o mais saudáveis possível. Porque a saúde começa no que comemos.

 

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

4 comentários

Comentar post