Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

24
Set14

Os segredos da juventude


Sofia Serrano



Passo a vida a ouvir "É muito novinha para ser médica!" ou "Tem a certeza que já é especialista?". Já estive a fazer consulta a uma senhora de mais idade, que ao fim de um tempo resolveu agradecer-me estar a falar com ela, mas queria saber quando é que vinha a Dra. E se estiver a fazer consultas com um sr. enfermeiro, então é quase certinho que toda a gente acha que ele é o médico e eu a enfermeira. A bata branca dá alguma indicação, mas pelos vistos o ar jovem é mais forte. E ninguém quer acreditar que já tenho dois filhos e que este ano faço 10 anos de final de curso (o tempo passa a voar!).
Claro que não fico nada incomodada, pelo contrário - estou a contar chegar aos 50 com um ar de 20 anos! Tenho a sorte de não ter muitas rugas nem cabelos brancos (e ainda não me iniciei em pinturas de cabelo), provavelmente a genética ajuda.

E depois há outros truques para nos maternos com ar jovem e bonito. 
Deixo-vos aqui os meus:

1. Começar o dia com uma boa dose de vitaminas.
Um sumo de fruta e sementes dá energia para o dia e vitaminas para termos uma pele e cabelo bonitos. Eu junto algumas frutas que tenha (por exemplo kiwi, ananás e maça) e adiciono umas sementes de chia, umas bagas de goji e um pouco de canela (o meu vicío). Também posso colocar umas folhas de espinafres e um toque de hortelã - o importante é ir variando todos os dias.

2. Beber muita água ao longo do dia.
Pelo menos 2 litros. No inverno, acabo por beber mais chá - adoro chá verde com gengibre. Muitas das vezes é a primeira coisa que faço ao acordar, antes do pequeno almoço bebo logo uma boa caneca de chá. E durante o dia sempre que me lembro.

3. Usar um bom creme hidratante para a cara - e um anti-rugas.
É um ritual diário, a hidratação do rosto. Ando com cremes atrás mesmo quando passo noites de urgência no hospital, e é um passo obrigatório. Confesso que não uso sempre a mesma marca, e vou alternando entre um creme somente hidratante para a cara e um antirugas. Gosto muito dos antirugas Corine D`Farme, pelos ingredientes naturais, e também da linha Nivea Pure&Natural. Recentemente descobri a linha Avon Planet Spa Luxuriously, que ajuda a rejuvenescer em profundidade as células da pele (gosto muito do creme de rosto e das ampolas faciais).

4. Fazer exercício físico.
Quando olho para os meus horários, parece quase impossível ir ao ginásio, mas lá faço um esforço, porque sabe bem e faz bem. Acabo por ir à hora de almoço, ou na manhã depois de sair de urgência, porque é impossível ir ao fim do dia quando se tem dois miúdos pequenos para organizar TPCs, banhos e jantares. Corro na passadeira, faço remo e um pouco de musculação - e depois de um bom banho estou com energia para continuar o trabalho.

5. Comer bem.
Preferir saladas e legumes a carnes vermelhas e gorduras, deixar os hidratos de carbono para a manhã e comer coisas leves ao jantar. Tento escolher sempre as frutas e legumes da época e idealmente comprar aos produtores locais - regra geral, são produtos mais saborosos e naturais. Se tenho pouco tempo para comer, faço uma salada improvisada ao invés de escolher uma comida congelada pré-confeccionada (cheia de gordura e coisas que nos fazem mal).

6. Fazer o que se gosta.
Acredito que tenho muita sorte em poder ter o trabalho que tenho. Adoro a minha especialidade, e apesar do cansaço, vou feliz para o trabalho e volto a casa feliz. Não há nada como sorrir para acabar com as rugas!

7. Ser feliz.
Mimar os filhos e o marido, aproveitar a vida. Dar beijos e abraços, passar tempo com os miúdos, namorar muito. Dormir a sesta sempre que possível. Ler um bom livro. Viajar!

E é isto. 
Não há nenhum segredo, é só ser feliz.






1 comentário

Comentar post

Pesquisar

Bem-vindos!

Olá! Sou a M. Sofia Serrano S., Ginecologista-Obstetra, mãe de dois miúdos maravilhosos, apaixonada por escrita. Adoro café, canela e chocolate e aproveitar as coisas boas da vida! Neste blog partilho as nossas aventuras em família, os desafios de ser mãe, dicas para as grávidas e tudo o que é fundamental saber sobre a saúde da mulher. Também conto algumas das aventuras dos hospitais e partilho um bocadinho deste mundo da medicina. Fiquem por aqui!

Sigam-me

Contactos

msofiaserrano@gmail.com

Novo Livro

Os meus livros

Captura de ecrã 2016-09-20, às 20.46.51.png

Comprar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2013
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2012
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D