Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Os segredos do bronzeado perfeito

Avatar do autor , 07.05.14

Está a chegar o Verão e os dias quentes já andam por aí. Apetece usar calções, sandálias, top e vestidinhos. E claro que toda a gente quer ter um tom de pele dourado e bronzeado, que nos dá aquele ar super-saudável. Mas como conseguir ficar com um bronzeado bonito sem passar pela fase de lagosta e sem parecer um copo de leite todo o verão?



Como tudo na vida, há segredos:

1. Sumos laranja 

Esqueçam os sumos verdes: para ter um bronzeado bonito, temos de aderir aos sumos laranja: cenoura, abóbora, batata doce, beterraba, papaia, manga (ricos em betacaroteno, que ajuda a bronzear) e também brócolos, espinafres e melancia (que estimulam a produção de melanina). Estas frutas e legumes são extremamente ricos em vitamina A e ajudam a pele a dourar mais rapidamente e permitem que o bronzeado permaneça mais tempo. Três cenouras por dia são a conta certa para a pele ficar bonita.

Dica Café, Canela & Chocolate

Receita para o sumo bronzeador 
(a beber 1 hora antes da exposição solar):
- 1 copo pequeno de sumo de laranja
- 1/2 beterraba crua 
- 1 cenoura média
- meia papaia
Colocar a cenoura, a beterraba e a papaia na liquidificadora e misturar com o sumo de laranja. E está pronto!
E para passar um verão com uma cor invejável, 1 mês antes do início da época da praia é boa ideia investir em refeições ricas nestes alimentos. Cá por casa, é o truque utilizado.
(atenção que quem tem pele muito branquinha não deve abusar destes sumos, porque fica mais facilmente com um tom amarelado dos betacarotenos - por isso, consumo moderado)


3. Protector solar.
O uso de protector solar, com reaplicação ao longo do dia é fundamental. E sim, é possível ficarmos bronzeadas utilizando um bom protector - acima de tudo, o que ele faz é bloquear os tão temíveis raios UV, prejudiciais à pele. Para além disso, devemos evitar a exposição ao sol entre as 10 e as 15h, quando a incidência de raios UV é mais intensa.

Dica Café, Canela & Chocolate
Somos todos morenos cá em casa, mas todos usamos protector solar. Eu e o R. usamos o protector 20 da Avon, que é transparente, e de aplicação muito fácil. Os mais pequenos usam o 50 (e eu uso na cara, tenho sardas e preciso mesmo). E ficamos bem bronzeados no fim do verão. E sem queimaduras ou escaldões.


4. Líquidos
Beber muita água é fundamental para evitar aquele "descamar" da pele depois do sol. Para além disso, o banho depois da praia deve ser com água fria ou morna, porque a água quente seca muito a pele. Outro bom conselho é borrifar água termal no rosto: a água termal é excelente para recuperar a barreira cutânea, pois tem zinco, magnésio e cálcio, e pode ser borrifada mesmo durante a exposição solar.

5. Um bom after-sun
É fundamental usar diariamente um bom hidratante corporal depois da exposição solar. Um dos truques para hidratar bem a pele é colocar o creme com a pele ainda húmida após o banho, o que vai fazer com que as gotículas de água também sejam absorvidas, potencializando a sua acção. 

Dica Café, Canela & Chocolate
O After Sun da Avon Shimmering Tan Enhancer, que deixa um brilho discreto na pele e perpetua o bronzeado, para além da excelente textura. Sou fã absoluta.


Aproveitem bem o sol!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

6 comentários

Comentar post