Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Café, Canela & Chocolate

O site da autora Sofia Serrano. Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Quando eles também ficam grávidos

Avatar do autor , 27.03.17

 

img_136368-136.jpg

 

Desengane-se quem pensa que só as mulheres ficam grávidas. A verdade é que há homens que também ficam – ou melhor, há pais que parecem mais grávidos que a própria grávida.

Eles também aumentam de peso, e em cada consulta, quando a grávida se pesa e verifica que aumentou mais um quilo, também querem passar pela balança e perceber se também engordaram. Eles também deixam de conseguir comer determinados alimentos, têm náuseas e enjoos e até a barriga pode crescer. Mas afinal o que se passa?

 

A verdade é que uma percentagem de homens que vão ser pais sofrem do Sindrome de Couvade.

 

O nome do síndrome vem da palavra francesa "couver", que significa incubar e designa um conjunto de sintomas involuntários associados à gravidez, que não têm nenhuma causa física aparente – e que aparecem nalguns homens que vão ser pais.

Foi um antropólogo francês que utilizou esse nome pela primeira vez em 1865 para descrever os hábitos que observou em comunidades primitivas, como na antiga Grécia, que esperavam um bebé.

Essas comunidades passavam por rituais "imitando" o que acontecia com as mulheres grávidas. O homem imitava as dores do parto, deixava de fazer suas coisas e de ter qualquer esforço físico e, quando o bebé nascia, ele o colocava no peito e simulava a amamentação.

 

São sintomas comuns a quem desenvolve a síndrome de Couvade: vómitos, tonturas, dores abdominais e dentárias, mudança de apetite, fadiga, insónia, problemas intestinais, alteração de peso, entre outros.

 

Não se sabe ao certo a causa de alguns homens desenvolvem esses sintomas típicos da gravidez - pensa-se que pode estar relacionado com a ansiedade sobre a gestação e a paternidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

3 comentários

Comentar post