Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Conversas de uma mãe, que é médica Ginecologista/Obstetra e adora escrever. Com sabor a chocolate.

Receitas de Natal #1: Tronco de Natal

Bem, está na altura dos doces, não há como fugir.
Por isso, resolvi reunir aqui no blog receitas dos meus doces preferidos para esta época - começamos com o tradicional Tronco de Natal. Atenção que não vão encontrar aqui receitas com Bimby, porque tal tecnologia ainda não mora cá em casa ( e não sei bem se algum dia morará!).
Esta receita é de Tronco com Recheio de Framboesas, que me pareceu uma excelente opção - que tal experimentarmos?



INGREDIENTES

Massa
Farinha 125 g
Açúcar 125 g
Ovos 5
Chocolate em pó 1 colher de sopa
Açúcar em Pó q.b.

Recheio
Framboesas 150 g
Açúcar para Compotas 100 g

Cobertura
Chocolate em barra 200 g
Açúcar em Pó 100 g
Natas 2 dl


PREPARAÇÃO

Faça a massa: Bata o Açúcar e as gemas até ficar cremoso. Junte a farinha e o chocolate em pó e envolva muito bem. Por fim, adicione as claras previamente batidas em castelo e envolva até ficar uma massa homogénea.

Unte um tabuleiro com manteiga, forre com papel vegetal, espalhe a mistura anterior e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficar cozido.

Entretanto, faça o recheio: deite o Açúcar para Compotas e as framboesas num tacho, mexa, leve ao lume e deixe ferver entre 8-10 minutos.

Desenforme a massa sobre um pano de cozinha polvilhado com um pouco de Açúcar , retire o papel vegetal e barre com a compota de framboesa. Enrole com a ajuda do pano e deixe repousar um pouco. Depois corte duas rodelas grossas em cada extremidade.

Para a cobertura: Junte o chocolate partido em pedaços, as natas e o Açúcar em Pó , misture, leve a derreter no microondas (900W durante 1min. e 30seg.), retire e mexa bem.

Disponha as duas rodelas que cortou nas laterais do rolo para fazer o “tronco”, barre depois tudo com esta cobertura e sirva decorado a gosto. Pode polvilhar com Açúcar em Pó .